Duplas favoritas fazem semifinais femininas no torneio de Beach Tennis

Jogos começam às 9h, na arena montada na área externa do estádio Mané Garrincha. As quatro parcerias melhores classificadas do torneio estarão na quadra em busca das vagas na final

As duplas favoritas garantiram nesta sexta-feira (17) lugar nas semifinais femininas do ITF Sand Series Decathlon Brasília Classic’22, o maior torneio de Beach Tennis da temporada 2022, que conta com os melhores jogadores do ranking mundial, vindos de 17 países. A parceria número 1 do mundo, das italianas Giulia Gasparri e Ninny Valentini, as cabeças de chave 2, a brasileira Rafa Miiller e a venezuelana Patty Diaz, as também italianas Sofia Cimatti e Nicole Nobile – cabeças 3 – e as atuais campeãs, as brasileiras Vitória Marchezini e Marcela Vita – quartas pré-classificadas – vão em busca das vagas na final. Os jogos começam às 9h, na arena montada na área externa do estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF). Gasparri e Valentini enfrentam Marchezini e Vita. E Cimatti e Nobile jogam contra Miiller e Diaz – parceiras técnicas da Decathlon. As semifinais e finais serão realizadas neste sábado (18).

Gasparri e Valentini derrotaram nas quartas de final a alemã Maraike Biglmaier e a espanhola Eva Palos – cabeças 6 – por 6/2 e 6/2. E Vitoria e Marcela passaram pela brasileira Joana Cortez e a italiana Verônica Visani (cabeças 7) por 6/4 e 7/5. Rafa Miiller e Patty Diaz garantiram vaga na semifinal ao vencerem as italianas Veronica Casadini e Giulia Trippa por 6/2 e 6/1, mesmas parciais da vitória de Cimatti e Nobile diante das compatriotas Sophia Chow e Flaminia Daina – cabeças 5.

“Estamos muito felizes pelo que conseguimos até agora. Sinto que estamos muito bem. E, para a semifinal, temos de estar superpreparadas, focadas desde o início, que será o melhor caminho para levarmos a vitória. Tenho dez anos de carreira, mas nunca perde a emoção, sentindo a mesma adrenalina. Ainda mais com um torneio como este, estrutura cada vez maior, mais pessoas assistindo ao Beach Tennis”, afirma Patty Diaz.

A programação desta sexta na arena começou pela manhã com os jogos das oitavas de final no feminino e, na sequência, no masculino. Entre as mulheres, as favoritas iniciaram o dia vencendo, garantindo vaga nas quartas de final da tarde. As cabeças de chave 1, Gasparri e Valentini, avançaram após ganharem o primeiro set e contarem com a desistência das brasileiras Samantha Barijan e Raquel Iotte: 7/6 e 3/1 (retirada).

Nas vitórias brasileiras, Rafa e Patty marcaram um duplo 6/0 na dupla brasileira Helena Andrade e Brunella Paiva. E as atuais campeãs, Vitória Marchezini e Marcela Vita também confirmaram o favoritismo diante de Isabela Garrido e Isadora Simões: 6/3 e 6/0. Joana Cortez e Veronica Visani passaram pelas brasileiras Livia Blanque e Bruna Goldemann por 6/2 e 6/2.

Já as italianas Cimatti e Nobile garantiram lugar nas quartas de final vencendo as brasileiras Fernanda Firmo e Isabelle Vechi por 6/2 e 6/1. E suas compatriotas Casadini e Trippa derrotaram as também brasileiras Marília Camara e Flavia Muniz – 6/3 e 6/4 -, e Chow e Daina ganharam da dupla brasileira Julia Rocha e Antonia Thompson por 6/2 e 6/0. Completando a rodada das oitavas, Biglmaier e Palos marcaram 6/1 e 6/0 em Julia Cunha e Andressa Konell, do Brasil.

Atuais campeões vencem mais uma no masculino – O italiano Mattia Spoto e o francês Nicolas Gianotti, cabeças de chave 2 e atuais campeões do torneio, garantiram a segunda vitória em Brasília e a vaga nas quartas de final ao derrotarem os brasileiros Leonardo Branco e Daniel Mola por 2 sets a 1, com parciais de 6/1, 4/6 e 10-6. Já os cabeças 1, o espanhol Antonio Miguel Gomes Viera e o italiano Michele Cappelletti – parceiro técnico da Decathlon – venceram os brasileiros Ralff Abreu e Vinícius Chaparro por 2 a 0 – 6/0 e 6/2 – para avançar.

Entre os brasileiros que aparecem como favoritos, ao lado dos destaques do exterior, André Baran, jogando com o russo Nikita Burmakin, como cabeças 3, passou pelos brasileiros Giovanni Cariani e Andres Ludwig por 6/3 e 6/4. Vini Font, ao lado do parceiro italiano Marco Garavini, cabeças 8, venceu a dupla do Brasil fomada por Lucas Cherione e Rodrigo Schaefer por 6/0 e 7/6. Já os brasileiros Victor Gonzaga e Felipe Roman surpreenderam os cabeças 6, os também brasileiros Allan Oliveira e Thales Santos, marcando 6/1, 3/6 e 13-11 para chegar às quartas de final. E a dupla do Brasil, cabeça 7, Daniel Schmitt e João Wiesinger, foi surpreendida por Ramon Guedez, da Veneuzuela, e Aksel Samardzic: 6/2, 4/6 e 10-8.

ITF Sand Series Decathlon Brasilia Classic 22. 17.06.2022. Foto: Marcello Zambrana

Quem também deixou o torneio nas oitavas de final foram os cabeças 4, o italiano Tommaso Giovannini e o francês Theo Irigaray. A vitória foi da dupla Maksimilians Andersons, da Letônia, e Gerard Rodriguez Querol, da Espanha: 7/5 e 6/4. Já a dupla da Itália, Doriano Beccaccioli e Diego Ollettinari, cabeças 5, avançou diante dos brasileiros Rafael Agulha e Airton Macedo: 5/7, 6/1 e 12-10.

As quartas de final: Cappelletti/Viera x Guedez/Samardzic; Andersons/Querol x Font/Garavini; Gonzaga/Roman x Baran/Burmakin e Beccacciolli /Bollettinari x Gianotti/Spoto. Quem vencer disputa as semifinais neste sábado.

No total, incluindo o quali, que classificou quatro duplas no feminino e quatro no masculino para a chave principal, o torneio reúne 120 jogadores no profissional. E conta, ainda, com 400 atletas nas chaves amadoras, vindos de diversos estados brasileiros.

Esta é a segunda edição do evento em Brasília que, depois do sucesso de 2021, eleita a melhor competição do ano pela ITF, volta à capital do País ainda mais forte, distribuindo a maior pontuação e a maior premiação da temporada. Foi montada uma arena de 10.000 m², com 11 quadras. Duas delas com arquibancada. Uma para 500 pessoas e outra uma superquadra para 2.000 pessoas. Mais do que um torneio, quer ser uma plataforma de experiências, com atendimento personalizado e áreas para o público como Praça de Alimentação com diversas opções, muro de escalada, miniquadra de Beach Tennis, ações de ativações com diversos brindes, Boulevard com grandes marcas e apresentações musicais.

Brasil, centro mundial do Beach Tennis – O Brasil é hoje o centro mundial do Beach Tennis, o esporte que mais cresce no planeta. Das 2 milhões de pessoas que jogam no mundo, o Brasil soma 800 mil. Um levantamento dos números dos torneios oficiais da Federação Internacional de Tênis (ITF) ao redor do planeta aponta para um crescimento de mais de 2.000% do Beach Tennis desde 2008. Crescimento em que o Brasil aparece com destaque. Em 2022, o circuito mundial terá 71 torneios, sendo 20 deles no País. Dos 11 maiores campeonatos da temporada, 6 serão no Brasil. A premiação total do circuito será de 753 mil dólares e o País vai distribuir metade deste valor, 380 mil dólares, sendo 55 mil dólares na competição desta semana no Distrito Federal.

Uma das principais novidades para este ano é a parceria do torneio com a Decathlon, maior loja de artigos esportivos no mundo, que chega ao evento com a marca própria Sandever, especializada em Beach Tennis. A empresa marcará presença na competição desde a bola oficial até as raquetes e redes. Todos os produtos foram desenvolvidos por praticantes e em parceria com atletas internacionais para garantir a melhor qualidade técnica e prazer na prática do esporte.

O ITF Sand Series Decathlon Brasília Classic’22 é apresentado pelo Banco BRB, com patrocínio máster da Decatlhon e apoio máster da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. O evento tem o patrocínio da Alto Giro e da Coca-Cola Sem Açúcar, contando também com o apoio do SESC, do Grupo Lig, da Reitec Fibra, da Granado, da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal, da Administração do Plano Piloto e do Hospital Brasília que faz parte da Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil.

É um evento oficial da International Tennis Federation, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Brasiliense de Tênis, com a realização do Instituto Pró Brasil e promoção da Zenith Marketing.

Programação
Dia 18 (sábado) – Abertura da arena às 9h até 23h – com Semifinais e Finais Masculina e Feminina.
Dia 19 (domingo) – Abertura da arena às 9h até 18h – com quartas de final, semifinais e final de Duplas Mistas.

Acompanhe os jogos ao vivo

DF Sports+

Mais Esporte, Mais Informação

DF Sports+ tem 441 posts e contando. Ver todos os posts de DF Sports+

DF Sports+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *