Foto: Marcelo Gonçalo

Conselho Arbitral é convocado para definir Candangão 2022

A Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) realizará, na próxima terça-feira (9), o Conselho Arbitral que definirá as regras para o Campeonato Candango de 2022. Os dirigentes dos 10 clubes habilitados marcarão presença, a fim de entrar em consenso sobre mandos de campo, datas, valores e formato da competição.

Além do convite à imprensa, dirigentes dos seguintes clubes foram convocados: Brasiliense, Gama, Capital, Ceilândia, Unaí, Luziânia, Santa Maria, Taguatinga (remanescentes de 2021) além de Brasília e Paranoá (promovidos da Segunda Divisão). Os principais objetos de discussão deverão discorrer sobre a tabela do Candangão 2022 e também sobre as datas de início e término da competição.

O formato utilizado na edição passada necessariamente deverá ser alterado. Neste ano, 12 clubes foram divididos em dois grupos de seis participantes, que se enfrentavam grupo contra grupo, e os dois últimos colocados destes grupos foram rebaixados – casos de Real Brasília, Sobradinho, Samambaia e Formosa. Como o número de clubes caiu para 10, apenas duas equipes serão rebaixadas para a Divisão de Acesso em 2023.

Segundo informações de bastidores, o formato de grupos deverá ser abolido para a próxima edição. Há uma tendência que sejam debatidas duas propostas, onde ambas podem agradar os clubes, conforme apurado pela reportagem do DF Sports +.

Outro tema da discussão seria a antecipação do início do Candangão, por questão de ajuste ao calendário da CBF em função da realização da Copa do Mundo do Catar. Anteriormente pensado para o dia 30 de janeiro, a recomendação da entidade é que os estaduais comecem a partir do dia 16. No entanto, este prazo pode ser flexibilizado para uma data posterior, porém com a realização de jogos no meio de semana.

Novidade

Em 2022, a tendência é que nenhuma TV aberta faça a cobertura dos jogos do Candangão. O contrato com a TV Brasília expirou neste ano, e não houve propostas de renovação. A Federação, no entanto, aposta nas transmissões online, para isto até fechou com uma empresa de Marketing para auxiliar na captação de recursos e divulgação da competição.

Este ano, a TV Brasília exibiu uma partida por rodada nos finais de semana, e deixou facultado aos demais clubes e empresas a transmissão online de seus jogos por meio de seus respectivos canais oficiais. A própria FFDF também promoveu uma transmissão por rodada, o que deixou poucos jogos sem cobertura.

Outra novidade que deverá bombar o Candangão será o retorno do público às partidas. Já liberadas pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), a expectativa é que os torcedores voltem a ocupar as arquibancadas e os clubes possam contar novamente com a renda da venda de ingressos.

A reunião do Conselho Arbitral do Campeonato Candango da Primeira Divisão de 2022 está marcada para ser realizada na próxima terça-feira (9), às 10 horas, no Restaurante Fausto & Manoel, localizado no Pontão do Lago Sul.

Marcelo Gonçalo

Formado em Sistemas de Informação, optou pela carreira de Jornalismo a partir de 2008. Jornalista, comentarista e narrador esportivo, foi o principal repórter do site BloGama até 2018.

Marcelo Gonçalo tem 3024 posts e contando. Ver todos os posts de Marcelo Gonçalo

Avatar

2 comentários em “Conselho Arbitral é convocado para definir Candangão 2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *