Foto: Arquivo Pessoal

Aluna da Escola das Nações é convocada para jogar no Atlético-MG

De olho nas universidades internacionais, mas com os pés dando um show de bola. Vitória Carvalho Loiola, estudante do 11º ano da Escola das Nações (EDN), conquistou uma vaga no time de base feminino de futebol do Clube Atlético-MG, com o objetivo de jogar no Campeonato Brasileiro Sub-18 deste ano.

A estudante de 16 anos já está em Minas Gerais treinando com a equipe-base do Galo para o torneio que acontecerá no segundo semestre de 2021. Com treinos diários na academia e, hora ou outra, na famosa Cidade do Galo, como o CT do clube é conhecido, a jovem convocada para jogar como atacante diz estar vivendo um sonho.

“Jogar pelo Atlético-MG em um campeonato brasileiro e conhecer outras meninas que compartilham essa paixão é algo ainda surreal para mim.” A rotina da estudante conta com treinos de condicionamento físico, bem como com treinos com as jogadoras mais velhas, na categoria profissional.

Foto: Arquivo Pessoal

Além dos preparativos técnicos, Vitória diz que o clube organiza os treinos respeitando os horários das aulas de todas as meninas. A Escola das Nações, onde a jovem cursa Ensino Médio, foi a primeira instituição a oferecer o ensino a distância no Distrito Federal com o início da pandemia. Desde então, continua possibilitando aos estudantes a modalidade remota, o que, segundo a aluna, facilita a ela viver a experiência no Galo da melhor forma possível. Estudante da Escola das Nações desde o maternal, Vitória Loiola conta que deu voz ao dom futebolístico desde cedo jogando nos campos da escola.

Lembro que quando pequena costumava jogar partidas de futebol no recreio, nas aulas de Educação Física. Sempre que dava, eu estava com uma bola no pé. E por muito tempo eu tive que jogar com meninos, até que a EDN trouxe novas oportunidades com a criação de um time feminino e a participação em campeonatos escolares.

Vitória Loiola

À medida que a estudante foi crescendo, as partidas de futebol, antes casuais, ganharam a dedicação e a seriedade de uma jovem que tem planos ambiciosos. A camisa 7 dos Cougars, time da Escola das Nações do qual faz parte, participou de três torneios de futebol entre escolas internacionais do Brasil em Minas Gerais – os torneios do International Schools Sports League (ISSL).

Em 2019, no último torneio de que participou antes da pandemia, foi eleita MVP entre as jogadoras da sua escola, e trouxe para casa o ouro inédito na história da equipe feminina da Escola das Nações. E os planos no esporte caminham lado a lado dos planos nos estudos. “Quero continuar esta jornada sem deixar os sonhos de estudar no exterior de lado.”

Planos

Vitória revela que já começou a correr atrás de bolsas de estudo em universidades na Flórida, estado norte-americano forte no cenário do futebol. No entanto, a atleta também busca seguir carreira dentro do esporte no Brasil. “O sonho de toda menina é representar o país na Seleção Brasileira, jogando na Copa do Mundo e nas Olimpíadas. O sonho é grande, mas de forma alguma pretendo desistir”, compartilha Vitória.

DF Sports+

Mais Esporte, Mais Informação

DF Sports+ tem 343 posts e contando. Ver todos os posts de DF Sports+

DF Sports+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *