Foto: Keufman Cedraz

Com apenas 23 anos, árbitro do DF estreia pelo quadro da CBF em clássico

Filho de família humilde do bairro da Ceilândia, David Sousa Santana, com apenas 23 anos, terá a oportunidade de atuar pela primeira vez em nível nacional nesta quinta-feira (3), durante o clássico entre Real Brasília e Minas Brasília, pelo Brasileirão Feminino, no estádio Defelê.

Em entrevista ao DF Sports+, o assistente contou um pouco da trajetória até chegar ao momento de ser reconhecido pela entidade máxima de futebol no país.

Atualmente no último semestre do curso de educação física, o sonho de David nem sempre foi a arbitragem e sim, ser jogador. Mas a oportunidade bateu na porta ao ser convidado por um amigo para realizar o curso de arbitragem.

Desde os 16 anos eu bandeirava pra um antigo técnico que tinha uma escolinha aqui no bairro de casa, e então virou um sonho.

David Santana

“Minha maior motivação”

Aluno da turma 2017/2018, David esteve próximo de desistir da carreira ao perder a mãe durante o curso. “Ela é minha maior motivação”, exalta. “Meus colegas e professores não me deixaram [desistir], e hoje tenho a oportunidade de representar o DF em competições nacionais”, complementa.

No fim de maio, o assistente foi selecionado para compor o quadro de árbitros da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). “Uma sensação única, olhar para trás e ver tudo que eu passei para chegar aqui é incrível. Foi tudo muito difícil, mas com o propósito de Deus, deu tudo certo”, define.

Um misto de sentimentos, de felicidade, de responsabilidade, logo lembrei da minha mãe, que sempre me apoiou.

David Santana

Com quase três anos de carreira, o profissional soma cerca de 30 jogos pela Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF). Entre eles, a partida de ida da final do Candangão Feminino de 2019, entre Minas e Real, adversários desta quinta.

Marcus Rodrigues

Estudante de jornalismo da Universidade Paulista (Unip). Repórter do portal Metrópoles. Comentarista esportivo. Integra a equipe do DF Sports+ desde julho de 2019

Marcus Rodrigues tem 167 posts e contando. Ver todos os posts de Marcus Rodrigues

Marcus Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *