Festa do esporte marca o lançamento dos Jogos Universitários Brasileiros

Aconteceu nesta quinta-feira (27), no Palácio do Buriti, um marco para o esporte do Distrito Federal. A Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), com a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), a edição 2021 dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), na presença de atletas nacionais, amantes do esporte e autoridades federais e distritais. A maior competição universitária da América Latina ocorrerá em Brasília de 10 a 18 de outubro, com a participação de 6 mil pessoas, entre esportistas, comissão técnica e voluntários de todo o país.

A solenidade de confirmação que a capital federal receberá o evento esportivo após 15 anos contou com a presença de importantes nomes que marcaram a história do esporte nacional, como Maurren Maggi, Daiane dos Santos e Felipe Wu, embaixadores da iniciativa, que abrilhantaram ainda mais o evento. Autoridades importantes como o ministro da Cidadania, João Roma, o secretário Nacional do Esporte, Marcelo Magalhães; o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento Nacional da Educação (FNDE), Marcelo Pontes, ficaram encantados com a apresentação do que ainda está por vir.

“A prática regular de esportes proporciona inúmeros benefícios pedagógicos aos estudantes, como socialização, construção de valores morais e éticos, trabalho em grupo e, claro, o desenvolvimento de um estilo de vida saudável, o que impacta positivamente na dinâmica do processo de ensino-aprendizagem. Por isso, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) parabeniza essa iniciativa”, destacou o presidente da FNDE, Marcelo Ponte.

A secretária Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Fabiola Molina; o secretario Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Bruno Souza; o coordenador-geral do Bolsa Atleta, Mosiah Rodrigues; o presidente da FIBRA, Jamal Bittar; o vice-governador do DF, Pacco Brito, além de deputados federais, distritais e autoridades diversas, marcaram presença na ocasião, que ocorreu a menos de dois meses do início do Jogos Olímpicos do Japão. Esportistas beneficiados por programas da Secretaria de Esporte e Lazer também compareceram ao lançamento dos JUBs.

Getúlio Américo, reitor do Centro Universitário de Brasília (CEUB), também aprovou Brasília como cidade sede dos Jogos Universitários Brasileiros. “Cada vez mais podemos observar a importância da integração entre a educação e as práticas esportivas. E o JUBs, realizado em Brasília, sempre apoiado pelo CEUB, é um grande feito para a educação superior”, diz o doutor que ressaltou as conquistas esportivas da universidade.

Após a execução do Hino Nacional, um painel de LED, que chamou atenção do público presente, passou uma apresentação dos Jogos Universitários, dados importantes e os números impressionam: 11, 7 milhões devem ser injetados na economia local da cidade, durante os noves dias de competição, com mais de 1 mil universidades envolvidas, 4,5 mil esportistas se enfrentando em 25 modalidades. A secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira, que trabalhou ativamente para trazer os JUBs para a cidade, acredita ser esse o momento de retomar o calendário esportivo.

“Brasília está ganhando um presente. Os Jogos Universitários Brasileiros vão aquecer a economia local, os hotéis estarão abastecidos e o setor de alimentação, também. Além disso, acreditamos muito nos universitários, nossos ídolos do esporte. Se as nossas crianças virem esses exemplos, vão se inspirar. E, se depender dessa cerimônia linda de lançamento, muita coisa boa está vindo por aí”.

Assessoria de comunicação da SEL

DF Sports+

Mais Esporte, Mais Informação

DF Sports+ tem 340 posts e contando. Ver todos os posts de DF Sports+

DF Sports+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *