Foto: Gabriel Teles/Ascom Gama

Gama vence e se classifica para as semifinais do Candangão

A terceira – e última – rodada da segunda fase colocou TEC e Periquito frente a frente, em uma disputa direta por uma vaga no quadrangular final da competição. O Taguatinga teve dois 0x0 nas rodadas anteriores, enquanto o rival teve um empate e uma derrota, por isso a vitória era essencial para ambas as equipes. O alviverde conseguiu marcar no primeiro tempo, controlar a partida no segundo e vencer por 1×0.

Com a derrota, o alvianil foi eliminado do torneio e encerrou o seu calendário de 2021, sem chances de disputar competições regionais ou nacionais no próximo ano. Já o Gama, aos trancos e barrancos, chegou a fase semifinal e – junto com o Luziânia que venceu o Unaí por 1×0 e também se classificou – aguarda a definição dos outros dois times que vão disputar as vagas para a final em jogos de ida e volta.

A primeira etapa iniciou quente, com os times indo para cima sem conseguir concluir com perigo, a primeira – e única chance – deste começo foi do TEC, em chute desviado para fora. Depois disso, o Periquito colocou uma bola na trave e dominou o confronto por algum tempo.

O alvianil reassumiu o controle da posse de bola, mas não conseguiu marcar. Já perto do intervalo, os donos de casa falharam defensivamente, Caíque se aproveitou, Lucas Diniz fez uma bela defesa e Ueslei aproveitou o rebote para abrir o placar e levar o Gama para o vestiário com a vantagem parcial.

A metade final teve o Taguatinga indo com tudo atrás do resultado, ao tirar um volante e colocar um atacante, o técnico Júnior Araújo se lançou atrás da classificação. Porém, a alteração não deu certo, o Gama se tornou o melhor time em campo e empilhou chances perdidas – com uma grande atuação do goleiro Lucas Diniz.

O TEC ainda viu Vandinho ser expulso, o que praticamente sepultou as chances da equipe. Apesar de tentarem no final, chegando a pressionar o adversário, os donos da casa não conseguiram marcar, ainda viram o Periquito desperdiçar contra ataques e foram eliminados com a derrota.

Primeiro tempo

A partida começou com o alvianil indo para cima: com menos de 30 segundos de bola rolando, Evanilson arriscou o chute, mas ele desviou e saiu na linha de fundo. O duelo estava intenso, com correria, só que esta foi a única chance nos 10 minutos iniciais.

Foi exatamente nesse marco que o alviverde carimbou a trave dos donos da casa: João Gabriel bateu falta com maestria, Marcão subiu e cabeceou conforme o manual – em direção ao chão – porém a bola, caprichosamente, bateu no poste do goleiro Lucas Diniz.

O Periquito continuou em cima e, aos 14′, Ueslei também chutou, mas parou em Lucas Diniz, que encaixou a bola com tranquilidade. Os times estavam chegando na área, só que falhavam na hora do último passe e empilhavam chances desperdiçadas. Dessa forma, na pausa para hidratação ainda estava 0x0.

Com 31′ no relógio, Everton – que havia acabado de entrar – quase inaugurou o placar, porém seu chute desviou em Marcão e saiu sem balançar a rede do Gama. O Taguatinga assumiu o controle da partida, mas não conseguiu aproveitar a posse de bola e não fez o gol.

Quem não faz, leva. Aos 40′, Caíque disputou no pé de ferro com o zagueiro, ganhou, exigiu bela defesa de Lucas Diniz e, na sobra, Ueslei cabeceou para o fundo da rede: 1×0 alviverde. No último lance da etapa, Everton tentou empatar para o TEC e acabou parando nas mãos do goleiro Matheus.

Segundo tempo

O Taguatinga voltou tirando um volante – Luan – para colocar o centroavante Daniel Guerreiro, a equipe precisava ir para cima e reverter a derrota para se classificar. Aos 3′, o Gama teve um contra ataque para ampliar, só que Caíque demorou e perdeu duas chances de finalizar com excelentes intervenções de Lucas Diniz.

O jogo ficou com um roteiro fixo durante alguns minutos: o TEC atacava, pouco ameaçava – a zaga ou o goleiro Matheus impediam quando chegava com perigo – e o Periquito tentava encaixar contra ataques, porém Caíque os desperdiçava. Aos 22′, o atacante alviverde chegou a balançar a rede, só que Lila estava impedido e o gol não valeu.

Apenas dois minutos depois, Vandinho chegou solando no Gaminha, levou o segundo amarelo e foi expulso de jogo, complicando a vida do alvianil. Com um a mais, o alviverde passou a controlar o duelo e quase ampliou aos 32′: Fernandinho fez bela jogada pela direita com Ueslei e Jeffão bloqueou a sua finalização.

Na sequência, Gaminha cobrou escanteio na cabeça de Caíque, que cabeceou para boa defesa de Lucas Diniz. Outro escanteio, outra intervenção do goleiro do TEC, agora em cabeçada de Igor. Aos 43′, Gaminha tocou no Ueslei e o arqueiro rival fez mais uma defesa. Os donos da casa ensaiaram uma pressão no final, não foram efetivos e o jogo acabou.

Ficha técnica

TAGUATINGA 0X1 GAMA

Campeonato Candango 2021 – Segunda Fase – Terceira Rodada
Estádio Serejão, Taguatinga, 20/04/2021, 15h30

Árbitro: Maguielson Lima Barbosa.
Assistente 1: Lucas Torquato Guerra.
Assistente 2: David Sousa Santana.
Quarto Árbitro: Maricleber Cardoso de Gois.
Inspetor: Raimundo Nonato Lopo De Abreu.

Taguatinga

Lucas Diniz; Denilson, Daniel Felipe, Jeffão e Evanilson; Luan (Daniel Guerreiro) e Hugo; Vandinho, Matheus Rogério (Zé Henrique) e Vitinho (Everton); Itagol (Lucas Victor).
Técnico: Júnior Araújo

Gols: não houve.
Cartões amarelos: Vitinho e Hugo.
Cartões vermelhos: Vandinho.

Gama

Matheus; Fernandinho, Marcão, Igor e João Gabriel; Filipe Werley (Kasado), Matheus Lira (João Victor) e Mirray (Gaminha); Ueslei, Daniel Alagoano (Lila) e Caíque (Igor Paim).
Técnico: Victor Santana.

Gol: Ueslei (40′).
Cartões amarelos: Caíque, Matheus Lira e Mirray.
Cartões vermelhos: não houve.

Lucas Bohrer

Jornalista esportivo formado em Comunicação Organizacional pela UnB. Viciado em acompanhar esportes e fascinado pela ideia de poder dar mais visibilidade a modalidades geralmente esquecidas.

Lucas Bohrer tem 71 posts e contando. Ver todos os posts de Lucas Bohrer

Lucas Bohrer

Um comentário em “Gama vence e se classifica para as semifinais do Candangão

  • Avatar
    21 de abril de 2021 em 06:14
    Permalink

    E dá-LE Gama , e dá-LE Gama!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *