Foto: Divulgação Adef/Apcef

Distrito Federal tem representante no Novo Futsal Feminino Brasil

A Adef/Apcef é a representante do Distrito Federal no Novo Futsal Feminino Brasil (NFFB). A competição organizada pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) debuta no calendário da modalidade com o objetivo de ser o principal torneio e incentivar os clubes que investem no esporte feminino a seguirem trabalhando.

A estreia no NFBB está marcada para o dia 8 de maio, em casa, contra o Taboão da Serra-SP. Além da Adef/Apcef, outras 11 equipes disputam o título do torneio.

Com o histórico de criar jogadoras na categoria de base, a Adef/Apcef chega no NFFB com os pés no chão. O objetivo da equipe, que tem mais de 90% das jogadoras criadas em casa, é ficar entre as oito primeiras para chegar na fase de mata-mata e brilhar. Como aconteceu na Copa do Brasil de 2020, quando o time terminou na segunda colocação.

O treinador Guina está no comando da equipe desde 2014. Ele aponta o tempo na formação do grupo e a união das jogadoras como estratégias para representar bem o Distrito Federal.

Sempre trabalhamos dentro da nossa realidade financeira. Temos um equilíbrio muito bom e conseguimos passar para as jogadoras a verdadeira missão da Adef que vai além do alto rendimento e passa na criação de cidadãs. Temos colhido bons frutos como a segunda colocação na Copa do Brasil e espero não ser diferente no NFBB.

Guina, treinador da equipe
Foto: Divulgação Adef/Apcef

A capitã da equipe da Adef/Apcef é a Laiz. No time desde 2011, ela atuou pelo sub-20 e hoje está no adulto. Além de jogar, a atleta estudou fisioterapia e se formou com auxílio da bolsa fornecida pela Adef. “Concílio o que eu gosto de fazer e hoje sou uma profissional com qualificação graças as oportunidades que a Adef me proporcionou”, comentou.

Sobre o NFBB, Laiz está otimista para terminar a competição em um boa classificação. Para ela, o foco das jogadoras e a qualidade das atletas vão ser importantes na temporada.

“É uma responsabilidade grande defender o Distrito Federal em uma competição deste tamanho. As diversas determinações de lockdown nos prejudicaram um pouco, mas todas as meninas fizeram o dever de casa com as atividades físicas. Recentemente alcançamos o segundo lugar na Copa Brasil e estou confiante para mais uma competição nacional”, concluiu.

Apoio

A Adef/Apcef tem o apoio da Eletrobras Furnas; Rede de Ensino Elite; Centro de Fisioterapia Esportiva (CEFES); Compete Brasília (Secretária de Esporte e Lazer do Distrito Federal); e da Secretaria Especial do Esporte.

Os treinos das atletas nesta semana serão na Arena Guaraense, QE 11 Área Especial B S/Nº – Guará I , antigo colégio Maxwell, das 18h às 19h.

Rafael Moura

Jornalista formado em Brasília desde 2007, Rafael Moura milita no jornalismo esportivo. Passou pelas principais redações da capital federal, foi assessor de imprensa do Ministério do Esporte, do Comitê Paraolímpico Brasileiro. Hoje atua na Câmara dos Deputados e colabora com o site esportivo que mais cresce no Distrito Federal

Rafael Moura tem 27 posts e contando. Ver todos os posts de Rafael Moura

Rafael Moura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *