Foto: Marcelo Gonçalo

Candangão 2021 terá grupos e quatro fases

Foi realizada na manhã desta terça-feira (8), o arbitral dos clubes que definiu os rumos do Campeonato Candango de 2021. Contando apenas com a ausência do Sobradinho, os clubes aceitaram a proposta da Federação de alterar o formato do Candangão que estava em vigor desde 2012.

A intenção também é de “enxugar” o número de clubes de 12 para 10 em 2022. Para isto, serão quatro rebaixados, e apenas dois ascenderão à primeira divisão em 2022.

A primeira decisão foi em relação ao início da competição (13 ou 20). Por maioria, ficou decidido que o Candangão terá início no dia 20 de fevereiro.

O assunto que mais rendeu foi a nova fórmula do campeonato. A Federação propôs que os times fossem divididos em dois grupo de seis clubes cada, enquanto o presidente do Taguatinga, Edmilson Marçal, sugeriu pontos corridos. Após muita controvérsia e alguns ajustes, venceu por maioria a proposta da Federação.

Em seguida, houve o sorteio das chaves e dos jogos. Veja abaixo como ficou o formato do Campeonato para 2021 e os jogos da primeira rodada:

REGULAMENTO

  • PRIMEIRA FASE: As equipes jogam em turno único entre os grupos (AxB). Os quatro melhores se classificam para a segunda fase enquanto os dois piores de cada grupo serão rebaixados para a segunda divisão;
  • SEGUNDA FASE: Os quatro primeiros de cada grupo se enfrentam em jogos só de ida dentro do próprio grupo. Os dois melhores colocados passam para a terceira fase, enquanto os demais são eliminados;
  • TERCEIRA FASE: Os dois melhores colocados de cada grupo disputam um quadrangular em jogos de ida e volta. Os dois primeiros colocados se classificam à final;
  • QUARTA FASE (FINAL): Os dois melhores colocados no quadrangular da terceira fase se classificam para a final e disputam o título em jogo único.

Grupo A: Gama, Real, Taguatinga, Luziânia, Unaí e Samambaia

Grupo B: Brasiliense, Formosa, Capital, Sobradinho, Ceilândia e Santa Maria

PRIMEIRA RODADA (20/02)
  • Taguatinga x Santa Maria;
  • Samambaia x Sobradinho;
  • Real Brasília x Ceilândia;
  • Gama x Capital;
  • Luziânia x Brasiliense;
  • Unaí x Formosa.

Marcelo Gonçalo

Formado em Sistemas de Informação, optou pela carreira de Jornalismo a partir de 2008. Jornalista, comentarista e narrador esportivo, foi o principal repórter do site BloGama até 2018.

Marcelo Gonçalo tem 2692 posts e contando. Ver todos os posts de Marcelo Gonçalo

Avatar

Um comentário em “Candangão 2021 terá grupos e quatro fases

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *