Árbitros do DF se preparam para o retorno do futebol

No meio desse furação chamado covid-19, onde desde o dia 18 de março não se tem bola rolando nos gramados do Distrito Federal, há um segmento que, dentro da nova realidade, não deixou de trabalhar. São os árbitros da Federação de Futebol do DF (FFDF).

Através de encontros virtuais, os oficiais do apito continuam seus treinamentos, tanto físicos como técnicos. Duas vezes na semana (às sextas e sábados), esses oficiais recebem vídeos de lances diversos já ocorridos no futebol e analisam, debatem e alinham procedimentos.

São vários os temas abordados: situações de pênaltis, de impedimentos, de entradas e disputas, do uso das mãos, entre outras. Os árbitros ainda conferem as sanções disciplinares – cartões amarelos, vermelhos ou lances sem a necessidade de aplicar cartões.

Essa metodologia desenvolvida no DF é a mesma utilizada pela CBF a nível nacional. E, segundo os analistas de arbitragem, é uma excelente estratégia de reforço dos conceitos arbitrais e ativação das funções mentais para rápidas e corretas tomadas de decisões em campo. Ademais, é uma atividade de deixa o árbitro em constante contato com a regra do jogo.

Treinos físicos

Outra ação desenvolvida pela Comissão Distrital de Arbitragem é também, por videoconferência, a aplicação de treinamentos físicos. Em outros dois dias da semana (segundas e quintas-feiras), o instrutor físico da arbitragem abre uma transmissão ao vivo (live) e ministra o treinamento, acompanhando pela própria tela do computador as execuções dos exercícios.

Seguindo as orientações da OMS e demais órgãos de saúde, esses treinos são realizados individualmente, nas próprias residências dos árbitros – salas, corredores e garagens se transformam em academias, campos e pistas de corrida. Com isso, há a manutenção das valências físicas básicas – força, coordenação, agilidade e capacidade cardiorrespiratória.  

Além das ações da CDAF/FFDF, o Sindicato dos Árbitros vem monitorando cada associado e seus familiares, prestando apoio quando necessário, inclusive com suporte financeiro. E assim, respeitando os limites sugeridos pelos órgãos responsáveis, a arbitragem do Distrito Federal vai se preparando para quando do retorno dos campeonatos e torneios. 

DF Sports+

Mais Esporte, Mais Informação

DF Sports+ tem 341 posts e contando. Ver todos os posts de DF Sports+

DF Sports+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *