Foto: Marcus Rodrigues/DF Sports+

Secretaria de Esporte traça planos para o desenvolvimento do futebol feminino

A tribuna do Estádio Nacional Mané Garrincha foi, na tarde desta sexta-feira (24), palco do encontro entre o secretário de Esporte e Lazer, Leandro Cruz, e representantes do futebol feminino no Distrito Federal. No encontro, discutiu-se medidas a serem tomadas para o incentivo e desenvolvimento na qualidade do desporto.

A Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) também esteve presente. O assessor de imprensa, Haland Guilarde, representou o presidente Daniel Vasconcelos e expôs a preocupação do mandatário com a modalidade. “O presidente junto com a Secretaria coloca-se a disposição para auxiliar”, afirmou Guilarde.

Em um bate-papo informal, mas ao mesmo tempo sóbrio e bem organizado, o secretário mostrou-se solícito para o fortalecimento do esporte e escutou os protagonistas do futebol feminino da cidade, sejam eles profissionais ou amadores. “Acredito que [o futebol feminino] deva ser incentivado nas escolas, nas ruas, em todos os locais, assim como é o futebol masculino. É uma ferramenta importante na formação pessoal”, ressaltou Leandro Cruz.

Ao fundo, o Estádio Nacional Mané Garrincha, um dos maiores do país. Assim como a arena, futebol feminino do DF também quer ser forte a nível nacional. Foto: Marcus Rodrigues/DF Sports+

Durante o debate, destacou-se, também, a importância de um trabalho em conjunto entre todas as equipes do DF. A secretaria colocou à disposição os equipamentos dos centros olímpicos e prometeu trabalhar para efetuar a troca dos gramados dos estádios locais.

Ao fim da reunião, o secretário Leandro Cruz conversou com a reportagem do DF Sports+. O chefe de Esporte do DF quer esquecer as gestões passadas e olhar para frente. Ouça:

A presidente do Minas Icesp, Nayeri Albuquerque, também falou ao DF Sports+. Nayeri viu com bons olhos o encontro desta sexta (24).

Bom histórico recente

Nos últimos anos o futebol de Brasília tem sido celeiro de craques a nível nacional e internacional. A atacante Nycole, ex-Minas Icesp, atualmente defende o Benfica, de Portugal. A meia Victoria Albuquerque, também ex-Minas, tem conquistado vários recordes e títulos pessoais com o Corinthians. Ambas acumulam passagens pela Seleção Brasileira.

Em 2020, o DF terá dois representantes nas duas séries do Campeonato Brasileiro. Na A1, o Minas Icesp tentará ir mais longe do que foi em 2019; Na A2, o Real Brasília promete mostrar forças para alcançar a elite nacional.

Marcus Rodrigues

Estudante de jornalismo da Universidade Paulista (Unip). Repórter do portal Metrópoles. Comentarista esportivo. Integra a equipe do DF Sports+ desde julho de 2019

Marcus Rodrigues tem 145 posts e contando. Ver todos os posts de Marcus Rodrigues

Marcus Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *