Corrida une esporte, solidariedade e conscientização no Distrito Federal

O Eixão Sul vai receber nesse domingo (24) a 2ª edição da Corrida Caminhos da Audição, evento que reúne esporte e solidariedade em prol dos portadores de deficiência auditiva. A corrida fecha as comemorações da semana de prevenção e combate a surdez, que se iniciou no último dia 16 desse mês. A largada acontece na quadra 102/103, às 7h, contando com três modalidades e premiações distintas no masculino e feminino. Toda a atividade é promovida e coordenada pelo Instituto Brasiliense de Otorrinolaringologia – IBORL

O objetivo principal é conscientizar a sociedade da importância de se cuidar da saúde auditiva, principalmente pelo alarmante crescimento da perda auditiva em todo mundo, números que já atingem mais de 1 bilhão de pessoas. Desse número, 8 milhões sofrem a perda profunda de audição. A Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que 20% desse total são moradores de países de baixa e média renda. Todo o lucro das inscrições será destinado ao programa que faz o diagnóstico da perda auditiva e para doação de aparelhos auditivos para a população de baixa renda que precise no Distrito Federal.

Fique atento

A audição é um sentido essencial e a perda auditiva é uma das deficiências mais comuns na população. A surdez compromete a fala e a linguagem na primeira infância, diminui o desempenho escolar, aumenta a probabilidade de abandono escolar na adolescência, especialmente entre pessoas de baixa renda, desempregados ou subempregados na vida adulta. Nos idosos, se verifica o declínio cognitivo.

Rômulo Maia

Jornalista e goleiro de futebol. Apaixonado por todos os tipos de esportes e pelo Jornalismo. Defende que as mulheres tenham as mesmas oportunidades que os homens, e que os mais carentes tenham incentivo à prática do desporto. "O esporte é a ferramenta de inserção social mais eficaz, pois o resultado é imediato e as transformações são surpreendentes."

Rômulo Maia tem 359 posts e contando. Ver todos os posts de Rômulo Maia

Rômulo Maia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *