Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Série D vem de cara nova em 2020; campanha do Brasiliense pode ser modificada

Na tarde da última quinta-feira (3), foram definidas mudanças no calendário do futebol brasileiro para 2020. As alterações podem não ser tão benéficas ao Brasiliense, um dos representantes do DF na Série D do ano que vem.

Na temporada que vem, a quarta divisão do futebol brasileiro será disputada entre 3 de maio e 22 de novembro, mudança festejada por muitos jogadores, técnicos, dirigentes e demais envolvidos com o esporte que sofriam por a Série D ter uma data menor no calendário em comparação às demais divisões, deixando muitos clubes e atletas sem jogar por boa parte do ano.

Fórmula de disputa

Em contrapartida ao maior período de duração, em 2020, a Série D contará com 64 times, e não mais os 68. As equipes serão divididas em oito chaves com oito times em cada, enfrentando-se em jogos ida e volta. Os quatro melhores de cada grupo se classificam para a segunda fase da competição, fechando com 32 equipes. Estes times se enfrentam em confrontos eliminatórios até a definição dos classificados para a Série C de 2021 e, por fim, do campeão.

Pré-Série D para o Jacaré?

Com a mudança, o Brasiliense pode ter que passar por uma fase classificatória, chamada de Pré-Série D. Esta etapa engloba oito times que disputarão quatro vagas em jogos de ida e volta, para, por fim, fechar o grupo das 64 equipes que disputarão o caneco da quarta divisão nacional.

Não se sabe ao certo se o Jacaré disputará esta fase. É preciso esperar a definição do ranking dos clubes ao fim da temporada. A tendência é que os times obrigados a passar pela Pré-Série D sejam oriundos das oito piores federações brasileiras na lista da CBF, e o DF está entre elas até então. No entanto, a entidade ainda não confirmou esta fórmula.

E o Gama?

O Gama, por ser o atual campeão do campeonato candango, já está assegurado entre os 60 times da Série D e se livrou desta Pré-Série D criada para 2020.

Gabriel Albuquerque

Nortista de alma, candango de coração. Estudante de Jornalismo, botafoguense e apaixonado por esporte — em especial, pelo futebol nosso de cada dia.

Gabriel Albuquerque tem 50 posts e contando. Ver todos os posts de Gabriel Albuquerque

Gabriel Albuquerque

2 comentários em “Série D vem de cara nova em 2020; campanha do Brasiliense pode ser modificada

  • Avatar
    5 de outubro de 2019 em 08:33
    Permalink

    Bom dia!
    Reportagem contendo pontos relevantes que contextualizam de forma objetiva o tema abordado. Esperamos mais publicações nesse nível.
    Parabéns a todos. Excelente trabalho

    Resposta
  • Avatar
    5 de outubro de 2019 em 12:16
    Permalink

    Parabens pela excelente resemha esportiva.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *