Capital federal recebe III Rally Brasília Histórica

Aos pilotos, navegadores e fãs de aventura automobilística e de carros históricos do Distrito Federal: o III Rally Brasília Histórica vem aí! A capital recebe, no dia 5 de outubro, o evento que marca a etapa Centro-Oeste, a quinta do Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade Histórica Baterias Cral (CBR) de 2019.

Organizada pela Veteran Car Brasília – Veículos Antigos (VCB-DF), a prova começa às 9h30, com os pilotos saindo do estacionamento da sede da VCB, localizado no Setor de Postos e Motéis de Brasília. A etapa deve durar, aproximadamente, seis horas, e a linha de chegada fica no restaurante BierFass, no Pontão do Lago Sul, onde acontecerá o chamado Coquetel de Boa Prova.

Trajeto da prova passa por pontos turísticos de Brasília. Foto: Divulgação

Como o próprio nome do torneio diz, os veículos dos competidores oficiais são históricos. Os modelos serão agrupados nas seguintes categorias: 

  • Vintage – Construídos até 31/12/1930
  • Pós-vintage – Construídos entre 1931 e 31/12/1945
  • Pós-guerra – Construídos entre 1946 e 31/12/1960
  • Contemporâneos I – Construídos entre 1961 e 31/12/1970
  • Contemporâneos II – Construídos entre 1971 até 31/12/1980
  • Contemporâneos III – Construídos entre 1981 até o limite de 30 anos (1989)

Competidores não-oficiais

Não-competidores oficiais também podem participar da prova que promete esquentar as pistas do DF. Basta ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e inscrever veículos fabricados entre 1990 e 1999. Nesta modalidade, chamada de Categoria Especial Turismo Brasília Histórica, a performance não conta para o campeonato oficial, e a premiação é paralela a dos competidores oficiais. É possível transportar até quatro pessoas no veículo, incluindo piloto e navegador.

Cabe salientar que as estradas, vias, avenidas e ruas utilizadas são abertas ao tráfego normal, devendo ser obedecidas todas as placas indicativas de trânsito, especialmente limites de velocidade.

  • Veículos da etapa de Vinhedo-RS. Foto: Divulgação
  • Mercedes Benz da equipe de Brasília, que lidera o campeonato em uma das mais disputadas categorias. Foto: Divulgação
  • Piloto e navegador brasilienses. Foto: Divulgação
  • Carros da etapa Fluminense. Foto: Divulgação

O idealizador do torneio, Renato Malcoti, projeta uma etapa bastante disputada no dia 5 de outubro. “Deve ser uma prova muito disputada. Como é a penúltima prova do ano, ela praticamente decide os campeões de cada categoria”, explicou. “Acreditamos que virá muita gente de fora para se juntar aos competidores de Brasília. Será uma prova muito interessante, até porque ela passa por lugares históricos de Brasília, fazendo com que as pessoas conheçam valores históricos que nós temos”, concluiu.

Inscrições

As inscrições estão disponíveis no site da VCB. Caso aceita, a solicitação deve ser impressa e assinada. Mais informações sobre o torneio, vistoria do automóvel, valor de inscrição, benefícios, publicidade etc, estão disponíveis no site.

Willian Matos

Jornalista com experiência em redação, assessoria de imprensa, rádio e portais da web. Toca cavaco quando dá tempo. Tem a certeza que Rogério Ceni é melhor que Marcos. É editor-chefe do DF Sports+ desde maio de 2019

Willian Matos tem 226 posts e contando. Ver todos os posts de Willian Matos

Willian Matos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *