Todos a postos: O NBB vem aí!

Liga oficial do Campeonato Brasileiro de Basquete, o Novo Basquete Brasil (NBB Caixa) já tem data e hora definidas para fazer a bola subir novamente. A temporada 2019/2020 se inicia no próximo dia 12 de outubro. Na última sexta-feira (13), a tabela de jogos foi divulgada pela Liga Nacional de Basquete (LNB). Assim como na edição do ano anterior, fica ao encargo do Universo/Brasília representar o Distrito Federal.

Fórmula de disputa

A 12° edição do NBB Caixa contará com 16 times, ao contrário da temporada 2018/2019, que teve 14 equipes. A única mudança na fórmula de disputa ocorreu na fase classificatória: após a concretização dos dois turnos, 12 equipes se classificarão para os playoffs e não 10.

O mata-mata segue o esquema que já é conhecido. As oitavas de final serão disputadas em uma melhor de três, com o segundo jogo e um possível terceiro na casa do time de melhor campanha. Nas quartas, a série seguirá o formato de melhor de cinco, com os jogos dois, três e cinco (se for o caso), na casa da equipe mais bem colocada.

Vale ressaltar que a Copa Super 8 foi mantida. O torneio é uma disputa de mata-mata com os oito melhores colocados do primeiro turno do NBB. O campeão tem direito a uma vaga na principal competição do continente, a Champions League Américas, da Federação Internacional de Basquete (FIBA).

Universo/Brasília

Na temporada anterior, o Universo/Brasília terminou a fase classificatória na 10° colocação, vindo a ser eliminado pelo Corinthians na oitavas de final. Apesar de ter sido o último colocado, a equipe teve boas atuações no fim da competição e fez jogo duro com os paulistas, perdendo a série por 2 x 1.

O encaixe na temporada passada permitiu que, para neste ano, o Universo aposte sequência de trabalho. Boa parte do elenco ficou na capital federal, além do treinador André Germano e o auxiliar-técnico Ricardo Oliveira.

Apesar de a base ter sido mantida, alguns atletas deixaram a equipe, como o ala americano Zack Graham, segundo maior cestinha do NBB Caixa 2018/19. Em contrapartida, o Universo anunciou cinco reforços. São eles:

  • Gabriel – ex Vasco (armador)
  • Luc – ex CB Conejero (ala)
  • Gui Bento – ex Corinthians (ala)
  • Zé Carlos – ex Mogi (ala/pivô)
  • Bruno Fiorotto – ex Solar Cearense (pivô)

A primeira partida do Universo será no dia 16 de outubro, às 20h15, diante do Botafogo, no Ginásio da Asceb.

Marcus Rodrigues

Estudante de jornalismo da Universidade Paulista (Unip). Repórter do portal Metrópoles. Comentarista esportivo. Integra a equipe do DF Sports+ desde julho de 2019

Marcus Rodrigues tem 141 posts e contando. Ver todos os posts de Marcus Rodrigues

Marcus Rodrigues

Um comentário em “Todos a postos: O NBB vem aí!

  • Avatar
    18 de setembro de 2019 em 12:57
    Permalink

    Pra cima deles Universo, bora bora !!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *