Foto: André Gomes/DF Sports+

Cerrado Basquete inaugura núcleo de formação social na Cidade Estrutural

As crianças e jovens da Cidade Estrutural agora terão a oportunidade de participar de um dos maiores projetos de inclusão social através do esporte no Distrito Federal. Em cerimônia realizada na última sexta-feira (13), na quadra de esportes do Instituto Federal de Brasília (IFB), Campus Estrutural, foi inaugurado a terceira unidade do Núcleo de Formação Social do Cerrado Basquete, projeto que fornece aulas gratuitas abertas a toda comunidade. 

Durante a solenidade, foi assinado o termo de cooperação entre Cerrado Basquete e IFB, que firma o compromisso de fornecer toda a estrutura necessária para abrigar e aplicar a metodologia de treinamento da equipe na formação esportiva e social dos alunos da unidade.

O presidente do Cerrado Basquete, Dimitri Rodrigues, festeja a parceria com o instituto na realização de mais uma conquista do projeto. “Essa parceria com o IFB nos proporciona a utilização de toda essa infraestrutura com uma quadra, um local com segurança e controle de acesso, e isso é muito importante para a gente”, comemorou.

“Acho que todos ganham. Ganha o IFB, que terá ao seu lado um projeto sério e compromissado com esses garotos; ganha o Cerrado, que cada vez mais se efetiva como um projeto de basquete para Brasília, independente de competição; e ganha a própria sociedade, onde essa molecada poderá vir para um projeto que não pensa somente no lado recreativo, mas também no desenvolvimento deles”, afirmou Dimitri.

O presidente também comentou que a Cidade Estrutural, por ser uma comunidade carente e periférica, era uma peça-chave no projeto, que não visa somente trabalhar jovens talentos do basquete, mas também atuar no resgate e na condução dos alunos em sua formação social. “A importância desse núcleo para o Cerrado Basquete é imensa. Nós encaramos como a realização de mais um sonho nosso. Queremos que esse polo da Estrutural seja um polo de referência, pois é uma comunidade carente que tem muitas crianças e jovens. Então, trabalhar é muito importante para essa nossa linha de atuar junto com a comunidade”, comentou.

O representante da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal, Célio Rene Trindade, ressaltou a importância dos Núcleos de Formação para a consolidação do projeto Brasília Capital do Basquete, que visa transformar o DF no maior centro da modalidade no país. Para Célio, um projeto que visa a formação de jovens talentos com responsabilidade social é de suma importância para que o esporte ganhe ainda mais adeptos e notoriedade na capital federal. 

Autoridades festejaram a presença dos jovens na inauguração e se mostraram esperançosos por bons resultados. Foto: André Gomes/ DF Sports+

A solenidade contou também com jogos demonstrativos entre as equipes sub-15 e sub-17 dos núcleos de São Sebastião e do Gama e entre as atletas que compõe o time feminino do Cerrado.

A abertura da I Copa Social Cerrado Basquete também fez parte da programação, com o jogo entre Gama e São Sebastião sub-15. Como em todo evento envolvendo basquetebol, não poderia faltar Black Music. O grupo de dança Pegada Black se apresentou ao som do MC Nexx. Tudo isso sob os beats do Dj Kazuza.

O Cerrado Basquete também mantém os núcleos sociais nas cidades de São Sebastião (o primeiro inaugurado) e Gama. Ceilândia também chegou a possuir uma unidade, mas por alguns problemas no ginásio onde eram ministradas as aulas, o projeto está temporariamente suspenso. As aulas no novo polo na Estrutural estão inicialmente marcadas para as segundas e quartas.

I Copa Social Cerrado Basquete

A Copa Social Cerrado Basquete é uma iniciativa para levar aos alunos dos núcleos e dos Centros Olímpicos de Brasília um clima de confraternização entre as comunidades. Serão mais de 150 meninos e meninas das cidades de São Sebastião, Gama, Ceilândia, Planaltina, Brazlândia e Santa Maria disputando pela primeira vez uma grande competição.

Gama x São Sebastião abriu a I Copa Social Cerrado Basquete. Foto: André Gomes/DF Sports+

O jogo de abertura ocorreu durante a inauguração do Núcleo de Formação Social do Cerrado Basquete na Estrutural. Na ocasião, as equipe sub-15 dos núcleos de São Sebastião e Gama duelaram, com a vitória dos gamenses por 26 x 16. Confira a tabela completa do torneio:

15/09 categoria sub-15

Grupo A, local: IFB São Sebastião

14h Cerrado Gama x Cerrado São Sebastião

14h50 COP Gama x COP Brazlândia

15h40 COP São Sebastião x Cerrado Gama

16h30 COP Brazlândia x Cerrado São Sebastião

17h20 Cerrado Gama x COP Brazlândia

Grupo B, local: COP São Sebastião

14h COP Planaltina x COP Gama

14h50 COP Santa Maria x COP Planaltina

15h50 COP Gama x COP Santa Maria

28/09 festival de basquete sub-13

Local: Arena Pipoka, Clube da ASEEL

A partir das 10h

29/09 categoria sub-17

Grupo A, local: IFB São Sebastião

14h Cerrado Gama x Cerrado São Sebastião

14h50 COP São Sebastião x COP Brazlândia

15h40 COP São Sebastião x Cerrado Gama

16h30 COP Brazlândia x Cerrado São Sebastião

17h20 Cerrado Gama x COP Brazlândia

18h Cerrado São Sebastião x COP São Sebastião

Grupo B, local: COP São Sebastião

14h COP Planaltina x COP Gama

14h50 COP Santa Maria x COP Setor O

15h40 COP Santa Maria x COP Planaltina

16h30 COP Setor O x COP Gama

17h20 COP Planaltina x COP Setor O

18h COP Gama x COP Santa Maria

André Gomes

Um apaixonado por esportes (com um carinho especial por futebol, basquete, surf e skate). Defende a ideia de que, por questões éticas, todo jornalista deve revelar o time que torce.

André Gomes tem 87 posts e contando. Ver todos os posts de André Gomes

André Gomes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *