Audiência pública discute criação do Dia Nacional da Natação

A Comissão do Esporte da Câmara Federal realiza no fim da tarde desta quarta-feira (4) uma audiência pública para discutir a criação do Dia Nacional da Natação, um projeto do deputado Luiz Lima (PSL-RJ), que é um ex-atleta olímpico da modalidade. Estão convidados para participar do debate o diretor técnico da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Ricardo Prado, o vice-presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco Antônio de Mattos, o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Mizael Conrado e o presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber.

O deputado Luiz Lima falou sobre a importância da criação da data. “A natação é um esporte bastante completo, pode ser praticada por diferentes tipos e perfis físicos. A criação do Dia Nacional da Natação é uma iniciativa que irá valorizar muito o esporte, estimular os nossos nadadores e, quem sabe no futuro próximo, incentivar cada vez mais crianças a praticarem”, afirmou. “A criação da data é também uma chance de promover a cultura de uma vida ativa e saudável”, completou.

Atualmente, a data em que se tem comemorado o esporte é no dia 8 de abril. Ela foi instituída pelo ex presidente do CBDA, Coaracy Nunes, por ser também o Dia Mundial dos Correios, que eram patrocinadores da entidade desde 1989, tendo encerrado a parceria no ano passado. Hoje, não existe, no mundo, uma data oficial de comemoração do dia da natação — cada país escolhe um dia específico como homenagem a algum ex-atleta.

Rômulo Maia

Jornalista e goleiro de futebol. Apaixonado por todos os tipos de esportes e pelo Jornalismo. Defende que as mulheres tenham as mesmas oportunidades que os homens, e que os mais carentes tenham incentivo à prática do desporto. "O esporte é a ferramenta de inserção social mais eficaz, pois o resultado é imediato e as transformações são surpreendentes."

Rômulo Maia tem 447 posts e contando. Ver todos os posts de Rômulo Maia

Rômulo Maia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *