Clube de Ceilândia é campeão de competição feminina em Goianésia-GO


Em novembro de 2016 o Arraias Futebol Clube, treinado pelo experiente técnico Adão de Jesus, viajou para a Bahia com o objetivo de disputar uma competição no estado nordestino. Na companhia de Adão e toda sua delegação, foram duas equipes de futebol sob a tutela de um outro treinador. Destas equipes, uma masculina e uma feminina. Chegando em território baiano, porém, uma surpresa desagradável: esta equipe feminina recebeu a notícia de que não haveria qualquer partida para disputar, pois não havia competição prevista para a categoria.

Frustradas, Fernanda, Dadá e Shakira, procuraram Adão e questionaram a possibilidade do treinador investir na criação de uma equipe feminina de futebol. Apaixonado pelo ofício de treinador, Adão logo empolgou-se e cedeu a “pressão” das atletas: nascia ali a equipe feminina do Arraias Futebol Clube, com apenas 3 atletas em seu plantel inicial.

De lá pra cá somam-se mais de dois anos de história da equipe. Entre muitas idas e vindas, nomes experientes do futebol e atletas novatas, o Arraias treina no Campo dos Eucaliptos, em Ceilândia, e sua estreia como clube de futebol foi com derrota diante de uma equipe baiana.

No início de 2019 foi inaugurada a categoria de base da equipe, que recebe atletas de até 14 anos de idade. Ao todo, somam-se 55 atletas no Arraias, sendo que destas, 20 fazem parte da base e as outras 35 são do plantel principal.

Campanhas de destaque em cenário nacional

Ao longo da ainda breve história do Arraias, já somam-se mais vitórias do que derrotas no currículo do clube. A comissão técnica e a diretoria contam com um planejamento que garante entre 3 e 4 viagens por ano para a disputa de competições Brasil a fora. O primeiro título da equipe foi vencido em território tocantinense, na cidade que leva o mesmo nome da equipe,
em Arraias, no ano de 2017. A cidade homônima trouxe sorte a equipe e outros dois títulos foram conquistados no local, um em 2018 e outro em 2019.

Além disso, o Arraias tem uma conquista no salão, em torneio realizado na cidade de Água Fria-GO e campanhas de destaque em duas edições de uma competição realizada no Recanto das Emas. Na última delas, em 2018, a equipe ficou em 3º lugar na classificação geral, perdendo nas semifinais para o Ceilândia. Houve também uma participação na Taça das Favelas de 2017 além da disputa do Campeonato Brasiliense de Futebol 7 de 2019, promovido pela Federação de Futebol 7 de Brasília (FF7B).

Foto: Arquivo Pessoal

Destaque em Goianésia
Mas certamente o título de maior expressão para o Arraias Futebol Clube foi conquistado em Goianésia-GO. No Torneio de Futebol Feminino de Goianésia, realizado entre 8 equipes, de cidades como Goiânia, Uruaçu-GO e Goianésia, o Arraias conquistou o título de maneira invicta. Foram 4 vitórias em 4 partidas, 30 gols marcados e apenas 4 sofridos.

O grande nome da equipe certamente é a atacante Brenda, que marcou 9 gols na competição. Keyla e Thaís, líderes de assistências e Mayane, liderando os desarmes da equipe, foram também peças fundamentais para a conquista do título. Para o treinador Adão, a conquista do torneio fortalece o elo entre as principais peças da equipe: as próprias atletas: “No dia a dia da equipe nós vemos muitos exemplos de união entre
as atletas. Quando uma não tem dinheiro pra treinar, a outra se compromete em pagar a passagem. Ou se alguma atleta não tem condições de um almoço, ou um lanche, rapidamente outra atleta ajuda esta primeira. O Arraias Futebol Clube é uma verdadeira família.”, pontua o
treinador.

Ele ainda completa: “Nesses três anos temos tido desempenhos muito favoráveis e eu credito isso a força de vontade dessas jogadoras que não abaixam a cabeça para nenhum tipo de adversidade. Somos uma família.”, pondera.

Marcelo Gonçalo

Formado em Sistemas de Informação, optou pela carreira de Jornalismo a partir de 2008. Jornalista, comentarista e narrador esportivo, foi o principal repórter do site BloGama até 2018.

Marcelo Gonçalo tem 2807 posts e contando. Ver todos os posts de Marcelo Gonçalo

Avatar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *