Clássico verde-amarelo pode valer a liderança no próximo dia 17

Chegada a metade do Candangão, os dois primeiros colocados são também os maiores rivais do Distrito Federal (DF). Gama e Brasiliense têm seis jogos, cinco vitórias e um empate cada, somando 16 pontos. Ambos estão invictos e ostentam o melhor ataque, do Verdão, e a melhor defesa, do Esquadrão Amarelo. Os dois estão mostrando porque são os maiores campeões e o equilíbrio impressiona.

Juntos, somam 20 títulos do Campeonato Brasiliense. São 11 do atual líder e nove do vice, o Jacaré. O que os separa na temporada atual é apenas o saldo de gols, com somente um gol de diferença. O Gama têm 15 marcados e três sofridos, resultado no saldo de 12. Enquanto o Brasiliense soma 11 bolas na rede e nenhuma contra a sua meta.

De um lado, o líder tem o artilheiro da competição, Jeferson Maranhão. O atacante maranhense, de 29 anos, soma cinco gols no Candangão e está a um de bater sua melhor marca. Em 2011, quando atuava pelo Ituano, ele anotou seis gols em 16 partidas, enquanto no time do Gama, são cinco em seis. Ao lado de Wisman, Vitor Xavier e os demais companheiros, Maranhão é um dos responsáveis pelo alto saldo de gols do Verdão.

Do outro lado, o arqueiro do Jacaré quebrou um recorde na última rodada: 540 minutos sem sofrer gols. Antes, o maior tempo era da equipe do Tiradentes/DF que, em 1982, permaneceu 450 minutos sem ser vazado. Edmar Sucuri, também de 29 anos, é de Brasília e está no seu terceiro ano de Brasiliense. Ele conta com a ajuda do zagueiro campeão do mundo em 2002, Lúcio, e seus parceiros no setor defensivo para manter o Esquadrão zerado no quesito “gols sofridos”.

Com a pausa para o Carnaval, o campeonato volta apenas dia 7/03, quinta-feira, e os rivais estarão há dez dias (ou duas rodadas) do confronto direto entre eles. Gama x Brasiliense encontram-se no dia 17/03, no domingo, às 17h, no Bezerrão. Caso a igualdade permaneça até lá, será uma final antecipada bastante esperada pela duas maiores torcidas do DF.

Enquanto o “dia D” chega, o Gama terá compromissos com o Ceilândia fora de casa, no dia 9/03, e com o Sobradinho, em casa, dia 13/03. E o Jacaré recebe o Formosa no Serejão, no sábado (9/03), e vai à Luziânia na quarta-feira (13/03), encontrar o time da cidade.

Marcelo Gonçalo

Formado em Sistemas de Informação, optou pela carreira de Jornalismo a partir de 2008. Jornalista, comentarista e narrador esportivo, foi o principal repórter do site BloGama até 2018.

Marcelo Gonçalo tem 2807 posts e contando. Ver todos os posts de Marcelo Gonçalo

Avatar

Um comentário em “Clássico verde-amarelo pode valer a liderança no próximo dia 17

  • Avatar
    28 de fevereiro de 2019 em 13:49
    Permalink

    Brasiliense não chega nem perto de ter uma torcida igual a do Gama.

    1º Gama
    2º Sobradinho
    3º Luziânia
    4º Brasília
    5º Brasiliense

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *