Gama goleia mais uma vez, segue líder e sem sofrer gols
O cenário para a partida entre Santa Maria e Gama era curioso. Primeiro que a partida ocorreu no Bezerrão com mando do Santa Maria. Segundo que o alviverde, na história do confronto, nunca perdeu para a equipe grená. Por último, fugindo do protocolo padrão de uma partida sábado a noite no Bezerrão, não choveu durante a peleja.
Contudo, como tem sido até aqui, um aspecto não fugiu do roteiro: o Gama venceu e garantiu a vitória logo no primeiro tempo. Wisman, Tarta e Victor Xavier, garantiram a vitória alviverde. Com o resultado, o Gama segue 100%, líder isolado no Candangão. O Santa Maria continua sem vencer, na vice-lanterna da competição.
Alviverde busca vitória na primeira etapa
O árbitro autorizou a partida e logo o Gama quis surpreender o Santa Maria. Ainda no primeiro minuto, a zaga grená tentou isolar um escanteio gamense para longe mas a bola parou nos pés de Victor Xavier. O atacante emendou de primeira e a bola desviou na marcação para novo escanteio. Na sequência, Samuel cabeceou o tiro de canto na trave direita de Uóston.
O Gama não dava espaço ao Santa Maria que não conseguia imprimir sequer uma jogada de perigo. Aos 13’, Alex Santos recebeu cobrança curta de escanteio e cruzou na área. Wisman cabeceou o projétil mas ele morreu na linha de fundo. Em resposta, Wesley cobrou falta de longe na sequência, mas a bola subiu demais e foi para fora. O mesmo Wesley arriscou bem de fora da área aos 19’, mandando a bola a esquerda do gol de Calaça, arrancando suspiros da torcida.
Mas na marca dos 23 minutos o Gama emplacou uma ótima sequência de gols, um atrás do outro. Primeiro foi com Wisman, que aproveitou assistência de Victor Xavier para marcar. Aos 24’, foi a vez de Tarta. O volante cobrou falta de dois toques com muita força e o petardo foi parar no canto direito do gol. Por fim, aos 25’, Victor Xavier aproveitou sobra na área para empurra pro gol adversário. 3 a 0 Gama e pouco mais de três minutos.
A equipe alviverde conseguiu prosseguir bem no comando da partida, investindo em ataques de muito toque de bola e pelas laterais. A equipe ainda teve boa chance com Mário Henrique bateu forte, de fora da área, aos 40 minutos. A bola parou nas mãos de Uóston, que praticou boa defesa.
O Santa Maria seguiu refém de seus próprios erros, errando passes no meio de campo e com uma defesa lenta, fazendo com que a equipe levasse muitos sustos e pouco produzisse de perigo. Almir Camargo apontou o centro de campo aos 46 minutos da primeira etapa.
Segundo tempo
A segunda etapa começou, novamente, com o Gama no ataque. Logo no primeiro minuto, o substitui de Vitor Xavier, Nunes, cruzou para Wisman na pequena área. O atacante, porém, estava em posição irregular e arbitragem logo acusou o impedimento.
O alviverde ainda tentou com Nunes. Aos 9’, o centroavante cabeceou cruzamento da direita de Jeferson Maranho, mas a bola veio mascada após desvio e seguiu pela linha de fundo. Aos 12’, Alex Santos achou o camisa 9 na altura da segunda trave. Ele cabeceou e a bola raspou a trave esquerda de Uóston.
Aos 19’ foi a vez de Calaça se consagrar. Em contra-ataque do Santa Maria, Washington recebeu bola de Biro e ficou de cara para o arqueiro gamense. De bate pronto, o atacante chutou e Calaça operou milagre. No rebote, Biro mandou de fora da área e Calaça mandou para escanteio a melhor chance de gol do Santa Maria na partida.
A partida esfriou durante boa parte da segunda etapa. O Gama diminuiu o ritmo, apostando apenas na troca de passes, deixando o ritmo de jogo mais lento. O Santa Maria, que só acompanhava o volume de jogo adversário, teve boa chance de diminuir aos 31’. Bigu cobrou falta da intermediária, mas a bola apenas passou pela esquerda de Calaça.
A partida encaminhou-se para o final sem muitas emoções. Almir Camargo apontou o centro de campo e a vitória ficou no colo do Gama, líder do campeonato com 4 vitórias em 4 partidas. O Santa Maria, na zona de rebaixamento, precisará reagir para fugir do rebaixamento.
Na próxima rodada, o Gama receberá o Luziânia no mesmo Estádio Bezerrão. O jogo acontece no próximo sábado (16) às 20h. Na segunda (18), o Santa Maria retorna ao Bezerrão, mas dessa vez como visitante, para enfrentar o Real. A partida ocorrerá às 15h30.
SANTA MARIA 0 x 3 GAMA
Campeonato Brasiliense de Futebol – 4ª rodada
Estadio Bezerrão – Gama-DF – 09/02/2019, 20h
Público: 2.015 pagantes
Renda: R$22.650,00
Árbitro: Almir Camargo
A1: Lehi Souza
A2: Gusthavo Souza
Quarto Árbitro: Emanoel Branco
Inspetor: Jamir Garcez
SANTA MARIA
Uóston; Rael, Cristiano, Jhonata e Bigu; Romário (Dourado), Felipe, Wesley (Gaúcho) e Biro; Maiqui e Washington
Técnico: Luís Henrique
Gol: não houve.
Cartão amarelo: Wesley
Cartão vermelho: não houve.
GAMA
Rodrigo Calaça; Alex Santos, Samuel, Emerson e Mário Henrique; Thiago Gaúcho (Wagner), Tarta e Gilsinho; Vitor Xavier (Nunes), Jeferson Maranhão e Wisman (Wanderson).
Técnico: Vilson Tadei
Gols: Wisman (23’ – 1ºT), Tarta (24’ – 1ºT) e Victor Xavier (25’ – 1ºT)
Cartão amarelo: Thiago Gaúcho
Cartão vermelho: não houve.