Historiador lança neste domingo (16) livro sobre os noventa anos do A.A. Luziânia

Num país que tão pouco se dedica à preservar a sua história, uma iniciativa do Historiador José Egídio Pereira Lima chamou a atenção. Neste próximo domingo (16), será lançado pela editora Thesaurus o livro contendo a história da fundação da Associação Atlética Luziânia, um dos mais antigos do Brasil.

Em função da falta de apoio, o livro, que tem cerca de 750 paginas, será dividido em quatro volumes. O primeiro deles possui 191 páginas e relata o inicio do futebol em Goiás e a chegada a Luziânia através do mineiro Manoel Gonçalves da Cruz. Compreendendo o período de 1926 a 1968.

José Egídio Pereira Lima iniciou, em 2002, a fazer um levantamento sobre a história da Associação Atlética Luziânia, a pedido do então Diretor de Marketing do clube, Euller Marra.

Foi descobrindo, através do acervo do historiador Gelmires Reis, a real história do Luziânia desde o ano de 1926, quando a cidade era conhecida por Santa Luzia e o time Associação Atlética Luziana. Pôde conferir a rivalidade com as vizinhas cidades de Planaltina, Formosa, Cristalina e Vianópolis.

Com a mudança da capital do País para Brasília, acompanhou o ingresso do Luziânia no futebol brasiliense. O surgimento do craque Toco nos anos 60 e o vice campeonato brasiliense em 1966. A construção do patrimônio do Luziânia com o revolucionário dirigente Francisco das Chagas Rocha, que construiu um estádio para o clube criou o quadro de sócios e muito mais.

Ao preço único de R$ 49,90, o primeiro volume da história do A.A. Luziânia estará disponível para ser adquirido em evento a ser realizado neste domingo à partir das 10 horas da manhã, na Rua Santíssimo Sacramento, nº 106 – Centro – Luziânia-GO. A tiragem inicial é de 200 exemplares.

Contatos:

Com o autor, pela página https://www.facebook.com/pereira.pereiralima

Ou pelo celular: (61) 99972-9520

Ou pelo e-mail egidiod2@yahoo.com.br

Ou, ainda pelo whats app: (61) 99641 -1031.

Por Marcelo Gonçalo

Marcelo Gonçalo

Formado em Sistemas de Informação, optou pela carreira de Jornalismo a partir de 2008. Jornalista, comentarista e narrador esportivo, foi o principal repórter do site BloGama até 2018.

Marcelo Gonçalo tem 2649 posts e contando. Ver todos os posts de Marcelo Gonçalo

Avatar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *