CBF atualiza Ranking com times do DF

Foi divulgado na noite desta quinta-feira (16) o Ranking Nacional de Clubes, que é divulgado anualmente com base no desempenho das equipes nas competições nacionais e internacionais.

Desde 2003, o ranking é estabelecido a partir de um cálculo sobre o desempenho das equipes nos últimos cinco anos. Para cada ano considerado, são atribuídos pesos a serem convertidos em pontuação. O ano vigente multiplica pontos por cinco, enquanto o último ano considerado tem peso um.

A Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) manteve a sua colocação pela terceira vez seguida e, das 27 federações, é a 21ª colocada. O DF, portanto, ainda tem apenas uma vaga direta para a Série D, que será do campeão candango Brasiliense, e o vice Ceilândia disputará uma pré-Série D para ingressar na fase de grupos, a exemplo do Brasiliense na última edição.

Ascensão

Brasiliense que disputou o Campeonato Brasileiro da Série D e a Copa do Brasil havia subido 11 colocações no último ranking, e dessa vez melhorou ainda mais seu desempenho, subindo mais 20 colocações, alcançando agora a 63ª posição.

Mesmo em um ano abaixo dos últimos dois, o Gama, que assim como seu arquirrival disputou a Copa do Brasil e a Série D, também pegou o elevador no ranking e subiu 18 colocações, ocupando agora a 96ª posição.

Pela primeira vez na história, o Real Brasília disputou a Copa do Brasil após o Brasiliense ter vencido a Copa Verde e aberto uma vaga para o terceiro lugar do Candangão 2020. O Leão do Planalto, que em 2021 nem apareceu no Ranking, já aparece na 201ª colocação, feito histórico para o clube recém-criado.

Quedas

O vice-campeão candango Ceilândia, após mais um ano sem conseguir disputar a Série D, caiu drasticamente no ranking de 119º para 169º, mas já que se garantiu na Copa do Brasil de 2022, a tendência é que suba no Ranking de 2023.

O Sobradinho, que foi campeão candango em 2018, mas rebaixado para a Segundinha neste ano e disputou competições nacionais em 2019, teve uma queda menor do que a do Gato Preto: caiu de 153º para 179º.

O Brasília, que após cinco anos conseguiu retornar à elite do Candangão, não está mais entre os 236 clubes, e tem a chance de tentar voltar ao seu tempo de glórias em 2022.

João Paulo

Jornalista apaixonado em contar as histórias que o esporte proporciona. Boêmio e torcedor nas horas vagas.

João Paulo tem 141 posts e contando. Ver todos os posts de João Paulo

João Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *