Foto: Arquivo Pessoal

Árbitros do DF estão reunidos para a Semana Lista FIFA 2022

Desde a segunda-feira (16) até o sábado (21), 53 nomes da arbitragem brasileira estarão concentrados no Rio de Janeiro participando de palestras e orientações com instrutores internacionais, refinando e aprimorando suas técnicas e conhecimentos arbitrais. Dentre eles, três profissionais representam a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF): a assistente Leila Naiara Moreira da Cruz, o árbitro Sávio Pereira Sampaio e o assistente Daniel Henrique da Silva Andrade.

Além da parte teórica, eles farão avaliações físicas nesta quarta-feira (18), que são as últimas das análises realizadas neste processo de definição, feito pela Comissão de Árbitros da CBF, dos 38 nomes indicados para o quadro da Federação Internacional de Futebol (FIFA) de 2022. Dos brasilienses, Leila Cruz possui a função internacional nesta temporada, enquanto Sávio Pereira e Daniel Henrique são postulantes a entrar para o quadro a partir do dia 1º de janeiro.

Funcionamento do processo

Segundo Marrubson Freitas, Presidente da Comissão Distrital de Árbitros de Futebol (CDAF), o processo de indicação ao quadro de árbitros da FIFA 2022 começou em 2019 – para todas as funções: árbitro central, assistente e assistente de vídeo (VAR sigla em inglês para árbitro assistente de vídeo), masculinos e femininos – após a percepção da Comissão de Árbitros da CBF do potencial dos profissionais.

Desde então, todos os postulantes foram observados e avaliados constantemente até esta semana, quando os processos de seleção serão finalizados. Este processo é longo e, enquanto ele ocorrem, os postulantes precisam se dedicar totalmente à arbitragem. Marrubson também informou que aqueles que não forem indicados para o próximo ano seguirão sendo monitorados e participando de avaliações do processo que definirá os nomeados para 2023.

As avaliações se dividem em físicas, técnicas, sociais e psicológicas, que são pilares da construção do árbitro moderno. Entre as avaliações físicas constam o teste de resistência intervalada, o de resistência de velocidade e o de agilidade. Nas técnicas, analistas de arbitragem de todos o Brasil consideram as performances individuais e coletivas nos jogos trabalhados em campeonatos nacionais.

Marrubson Freitas, Presidente da CDAF

Além disso, Marrubson contou que todo árbitros possuem acompanhamento psicológico e social, que se soma às análises descritas anteriormente para a composição do que será levado em consideração na hora de definir os indicados. Ele ainda ressaltou que não há uma categorização de primeiro ou último testes, que todo o processo faz parte da avaliação para determinar os 38 escolhidos para representar o Brasil no quadro FIFA.

De forma que há um somatório de todos os critérios avaliados, inclusive o de “momento” atual do profissional. E então, levando todas essas análises em consideração, um comissariado definirá os integrantes do quadro FIFA 2022 após o final do ciclo, no sábado (21) – objetivo dos três membros da FFDF: Sávio Pereira e Daniel Henrique – postulantes para 2022 – e Leila Cruz, que já faz parte do grupo de brasileiros que estão com o escudo da entidade nacional.

Composição do quadro FIFA

Marrubson explicou que serão selecionados 10 árbitros centrais e 10 assistentes masculinos, seis árbitras centrais e seis assistentes femininas, além de seis VARs, totalizando 38 integrantes para o quadro FIFA 2022. Para este processo de indicação, os candidatos são os 38 oficiais de 2021, além de 15 postulantes – quatro centrais masculinos, cinco assistentes masculinos, duas centrais femininas, duas assistentes femininas e dois VARs – que totalizam os 53 profissionais reunidos nesta semana.

Para 10 escudos de árbitro central temos 14 oficiais. Para as 10 vagas de assistentes masculinos temos 15 candidatos. Para os seis escudos de árbitras centrais temos oito postulantes. Para as seis vagas  de assistentes femininas temos oito oficiais. E, para o quadro VAR, são oito candidatos para seis escudos.

Marrubson sobre a divisão de vagas para o quadro FIFA 2022

Participantes da Semana Lista FIFA 2022

Com o auxilio de Marrubson Freitas e da página De Olho no Apito, listamos 49 dos 53 profissionais que estão disputando as funções na Federação Internacional:

Quadro FIFA 2021

Árbitros e árbitras
Anderson Daronco (RS)
Bráulio da Silva Machado (SC)
Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Charly Wendy Straud Deretti (SC)
Daiane Caroline Muniz dos Santos (MS)
Deborah Cecília Cruz Correia (PE)
Edina Alves Batista (SP)
Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Rafael Traci (SC)
Raphael Claus (SP)
Rejane Caetano da Silva (RJ)
Rodolpho Toski Marques (PR)
Thayslane de Melo Costa (SE)
Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Wilton Pereira Sampaio (GO)

Assistentes
Alessandro Rocha Matos (BA)
Bárbara Roberta da Costa Loiola (PA)
Brigida Cirilo Ferreira (AL)
Bruno Boschilia (PR)
Bruno Raphael Pires (GO)
Danilo Ricardo Simon Manis (SP)
Fabricio Vilarinho da Silva (GO)
Fabrini Bevilaqua Costa (SP)
Fernanda Nândrea Gomes Antunes (MG)
Guilherme Dias Camilo (MG)
Kleber Lucio Gil (SC)
Leila Naiara Moreira da Cruz (DF)
Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
Neuza Ines Back (SP)
Rafael da Silva Alves (RS)
Rodrigo Henrique Correia (RJ)

Árbitros assistentes de vídeo (VAR)
Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
José Claudio Rocha Filho (SP)
Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Wagner Reway (PB)

Postulantes para 2022

Árbitros e árbitras
Andreza Helena Siqueira (MG)
Caio Max Augusto Vieira (RN)
Paulo Roberto Alves Júnior (PR)
Ramon Abatti Abel (SC)
Sávio Pereira Sampaio (DF)

Assistentes
Alex Ang Ribeiro (SP)
Daniel Henrique Andrade (DF)
Henrique Neu Ribeiro (SC)
Luiza Naujorks Reis (RS)
Nailton Oliveira (CE)
Thiago Henrique Farinha (RJ)

Lucas Bohrer

Jornalista esportivo formado em Comunicação Organizacional pela UnB. Viciado em acompanhar esportes e fascinado pela ideia de poder dar mais visibilidade a modalidades geralmente esquecidas.

Lucas Bohrer tem 100 posts e contando. Ver todos os posts de Lucas Bohrer

Lucas Bohrer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *