Conheça Abner, goleiro sub-12 do Grêmio nascido no DF

Local de origem de grandes nomes do futebol, o Distrito Federal serviu recentemente um jovem goleiro à uma das melhores categorias de base do Brasil, a do Grêmio. Trata-se de Abner, de 11 anos, nascido e criado na região Centro-Oeste do país.

Diferentemente da maioria dos jovens jogadores, Abner sentiu uma paixão pela posição mais ingrata do futebol, o goleiro. Logo aos 10 anos, no Sobradinho, começou a entender, mesmo que muito novo, o que é ser um jogador de futebol. Pai e sonhador como o filho, Luiz Carlos Santos conta que “o sonho de ser goleiro veio do próprio Abner, algo que despertou nele. Nós como pais estamos apoiando”.

O pai de Abner também fez questão de lembrar da ajuda que a vice-presidente do Brasiliense, Luiza Estevão, deu ao pequeno goleiro. “A dirigente do Jacaré está sempre ajudando o Abner com os materiais necessários”.

Trajetória

O começo da trajetória do goleirinho do Grêmio Sub-12 iniciou no futsal, pela Associação Atlética Gol de Placa, do professor Claudinei Oscar. Mas o destaque mirim pôde aprimorar suas habilidades na academia Clube da Luva, do treinador de goleiros Adalberto Biza. O projeto do profissional que já trabalhou em clubes como o Gama, Brasília e Brazlândia, visa treinamentos específicos para os arqueiros.

Ao DF Sports+, Biza relembra que Abner chegou para treinar com ele dois meses antes da pandemia, em março de 2020. Com muitos elogios, o professor vê um futuro muito promissor para o jogador. “Ele tinha algumas dificuldades técnicas, mas nada que tirasse o seu dom. Ele nasceu para ser goleiro! É muito dedicado e determinado, chega a assustar a postura diferenciada que ele tem. É muito comunicativo, um líder dentro das equipes que ele participa”.

Pela base do Águas Claras FC, em campeonatos juvenis e com apoio de empresários, o pequeno Abner recebeu convites de dois dos maiores clubes do futebol brasileiro, o Grêmio e o Cruzeiro. Com histórico de revelar grandes goleiros tanto para o cenário nacional quanto para a própria Seleção Brasileiro, Abner e seus pais Luiz Carlos e Sinthia Magally, optaram pela experiência no Tricolor Gaúcho.

Apesar de ver o filho saindo de casa logo cedo, o pai de Abner acredita que a educação dada e a maturidade do pré-adolescente foram fundamentais para acreditar no sonho. “Ele é um menino muito tranquilo e dedicado. Lá no Grêmio ele vem chamando a atenção pela disciplina, agilidade e também pela seriedade, apesar de ser muito novo.”

O olheiro do Tricolor que observou Abner o convidou para ingressar nas categorias de base do time gaúcho sem realizar um teste sequer. Com inspiração em grandes goleiros da atualidade, o jogador relata que busca ter características marcantes do barcelonista Ter Stegen, que é a agilidade e também a explosão física e técnica de Donnarumma, fenômeno da última Eurocopa e agora jogador do Paris Saint-Germain. “Meu sonho é me tornar um dos grandes da história do futebol. Poder me tornar o melhor goleiro do mundo, para isso me inspiro em alguns ídolos, como o Marcelo Grohe e o Ter Stegen. Algum dia eu espero poder superá-los”.

Adaptação

Trocar de ambiente não é fácil para nenhum jogador profissional, o que torna mais complexa a adaptação de crianças e adolescentes que abdicam da infância e da convivência com a família. Com a meta de virar um goleiro profissional, a dificuldade enfrentada por Abner é o frio gaúcho e a falta de idade, só a partir dos 15 anos poderá se alojar no Centro de Treinamento Hélio Dourado, um dos complexos destinados à base gremista.

Para cuidar e se fazerem presentes, os familiares do menino de 11 anos se alternam em viagens para a capital gaúcha. Apesar das dificuldades iniciais, o pai de Abner elogia a estrutura do Grêmio. “É sensacional, fomos muito bem recebidos, então isso facilitou a adaptação. Tirando o fato do frio, que talvez nunca se acostume, mas no restante ele se adaptou bem, o grupo de jogadores o abraçou, inclusive já fez várias amizades por lá”.

8 comentários em “Conheça Abner, goleiro sub-12 do Grêmio nascido no DF

  • Avatar
    20 de julho de 2021 em 08:56
    Permalink

    Sensacional moleque vai longe!

    Resposta
  • Avatar
    20 de julho de 2021 em 08:57
    Permalink

    Vi ele jogando melhor goleiro que o DF já produziu

    Resposta
  • Avatar
    20 de julho de 2021 em 08:59
    Permalink

    Monstruosa a seriedade desse garoto

    Resposta
  • Avatar
    20 de julho de 2021 em 17:20
    Permalink

    Os bons jogadores do DF sempre saem daqui por que os times não investem na base!

    Resposta
  • Avatar
    20 de julho de 2021 em 17:59
    Permalink

    Seu nome é:
    – Dedicação,
    – Determinação,
    – Coragem,
    – Disciplina,
    – Garra!

    #TodoDiaNaGuerra

    Resposta
  • Avatar
    20 de julho de 2021 em 23:03
    Permalink

    Top demais pensa num moleque sério! Profissional desde pequeno

    Resposta
  • Avatar
    21 de julho de 2021 em 15:17
    Permalink

    Top esse menino! Ví ele treinando é fora de série!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *