Projeto social de Brasília completa 13 anos revelando jogadores

Amor, fé, perseverança e dedicação. É assim que o educador social Farion Souza define  a comunidade esportiva Shalke-12, que completou 13 anos de existência no último dia 6 de abril. O projeto nasceu em Samabaia e atende 120 crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos com atividades recreativas, tendo como principais o futebol, futsal e futebol 7 masculino e feminino.

O projeto conta com a ajuda de parceiros, que contribuiem com transporte, uniformes, lanches, medicamentos e arbitragem.

Ao DFSports+, Farion conta de onde vem a inspiração do nome Shalke. “É inspirado no Shalke-04, da Alemanha, e também na metodologia do treino social, que torna possível o impossível. Nossa missão é garantir as crianças e jovens o acesso as atividades esportivas, de lazer, para o desenvolvimento social”.

Já passaram pelo projeto aproximadamente mil crianças e jovens, meninos e meninas. Dentre eles, o meia Vinicius Meireles, de 15 anos, que hoje está no Bahia. “O Shalke foi muito importante para minha formação, não só como atleta, mas como pessoa. Foi onde dei meus primeiros passos no futebol, lá aprendi coisas que vou levar pra sempre em minha vida”, completou.

Foto: arquivo pessoal

Com a proibição das atividades esportivas devido ao lockdown no DF, o projeto adotou uma nova modalidade recreativa virtual, os jogos eletrônicos, mais especificamente o famoso FreeFire, com disputa de campeonatos entre os atletas.

O projeto também realiza campanhas de arrecadação e distribuição de alimentos, remédios e agasalhos para instituições e pessoas carentes. Quem se interessar em ajudar, pode entrar em contato com Farion Souza pelo Whatsapp (61) 9 8402-1683. Doações em dinheiro podem ser pelo link https://shalke12.apoiar.co/.

Programação de aniversário

Para comemorar os 13 anos, o Shalke-12 prepara uma série de lives em seu Instagram entre os dias 8 a 29 de abril. Confira a programação:

  • Dia 08, quinta, 20h00, falando a história;
  • Dia 10, sábado, 9h00, bate papo alunos/colaboradores;
  • Dia 13, terça, 20h00, bate papo convidados/parceiros;
  • Dia 17, sábado, 9h00, bate papo ex-alunos/colaboradores;
  • Dia 20, terça, 20h00, shalke gamers;
  • Dia 24, sábado, 9h00, treino em casa;
  • Dia 29, quinta, 20h00, encerramento/agradecimentos.

Guilherme Martins

Estudante de jornalismo da Universidade Paulista (Unip). Estagiário do Ministério da Agricultura e amante do bom futebol.

Guilherme Martins tem 15 posts e contando. Ver todos os posts de Guilherme Martins

Guilherme Martins

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *