Foto: Andre Borges/Agência Brasília Descrição da legenda.

Escolinhas no DF seguem proibidas de funcionar

O decreto do Governo do Distrito Federal (GDF) que liberou competições profissionais na capital a partir desta segunda-feira (29) não menciona as escolas de esportes. Estas seguem proibidas de funcionar, mesmo com a retomada de diversos outros setores na capital.

No DF, muitas das escolinhas de futebol, por exemplo, funcionam dentro de clubes sociais. O presidente Liga Esportiva das Categorias de Base (Lecab), Francisco Mendes, ressalta que os clubes sociais estão autorizados a funcionar, mas as escolinhas, não.

“Não está fácil para ninguém. Está tudo parado, as escolinhas tiveram que parar porque todas vivem de mensalidade dos alunos. Os professores não conseguem entender como o governo abriu tudo e deixou eles de fora no decreto”, comenta o presidente da Lecab. Atualmente, há 52 escolas filiadas à Liga.

Mendes alega ainda que a Secretaria de Esporte e Lazer não mantém contato com a categoria. “A gente já mandou e-mail, mas não tem resposta. Parece que não estão preocupados.”

Vai ter até jogo com torcida em Brasília. Tudo está funcionando normal, e as escolinhas estão fora do decreto. Quando os professores chegam para treinar nos clubes, os clubes não deixam. Quando eles pedem uma autorização das administrações regionais para treinar nos campos sintéticos públicos, as administrações não concedem.

Mendes, presidente da Lecab

O jogo com torcida ao qual o presidente da Lecab se refere é a final da Supercopa do Brasil 2020 entre Flamengo x Palmeiras. Na semana passada, o GDF anunciou que quer permitir a entrada nas arquibancadas de profissionais da saúde que já foram vacinados contra a covid-19. A medida ainda não está confirmada. O duelo será realizado no dia 11 de abril, no Mané Garrincha.

Respostas

Em contato com o DF Sports+, a Secretaria de Esporte e Lazer limitou-se a dizer que “as aulas coletivas estão suspensas”. A pasta não respondeu se há conversas entre o GDF para retomar as atividades.

Willian Matos

Jornalista com experiência em redação, assessoria de imprensa, rádio e portais da web. Toca cavaco quando dá tempo. Tem a certeza que Rogério Ceni é melhor que Marcos. É editor-chefe do DF Sports+ desde maio de 2019

Willian Matos tem 225 posts e contando. Ver todos os posts de Willian Matos

Willian Matos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *