Talita Gouvêa/Especial para o Metrópoles

Brasiliense e Gama sobem posições no novo ranking da CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta segunda-feira (1º) o novo ranking de clubes, que é um sistema de classificação de 236 clubes atualizado anualmente pela entidade máxima do futebol brasileiro.

Desde 2003, o ranking é estabelecido a partir de um cálculo sobre o desempenho das equipes nos últimos cinco anos. Para cada ano considerado, são atribuídos pesos a serem convertidos em pontuação. O ano vigente multiplica pontos por cinco, enquanto o último ano considerado tem peso um.

A Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) manteve a sua colocação do ano anterior e, das 27 federações, ainda é a 21ª colocada. O DF, portanto, ainda tem apenas uma vaga direta para a Série D, que será do campeão candango, e o vice disputará uma pré-Série D para ingressar na fase de grupos, a exemplo do Brasiliense na última edição.

Atual campeão da Copa Verde e vice-campeão candango, o Brasiliense subiu 11 colocações em relação a 2020, e é agora o 83º colocado, sendo o 8º melhor do Centro-Oeste.

Já o seu rival Gama, atual bicampeão do Candangão, também teve um salto bem considerável no ranking, subindo 46 colocações. Agora, a equipe alviverde, dona da segunda melhor campanha na primeira fase da Série D 2020, agora ocupa o 114º lugar.

Quedas

Mais embaixo no sistema de pontuação está o Ceilândia, que teve uma queda de 22 colocações, ocupando agora a 119ª colocação. O Gato Preto teve dois vice-campeonatos candangos (2016 e 2017), e levantou a taça de campeão do DF em 2018. O Sobradinho apresentou também uma queda de 13 posições, e é o 153º.

A maior queda apresentada foi do time do Luziânia, que caiu 52 posições e agora é o 190º. O tradicional time do Brasília caiu 22 colocações e é um dos últimos colocados, na 230ª posição.

Confira o novo ranking do CBF clicando aqui.

João Paulo

Jornalista apaixonado em contar as histórias que o esporte proporciona. Boêmio e torcedor nas horas vagas.

João Paulo tem 43 posts e contando. Ver todos os posts de João Paulo

João Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *