Calendário feminino é definido pela CBF

Nesta terça-feira (05), o cronograma dos torneios femininos para 2021 foi publicado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Serão dois campeonatos adultos e três de base, com datas reservadas para Estaduais, competições da FIFA e da Conmebol. O Brasileirão Feminino A1, principal torneio feminino, acontecerá do dia 28 de março até 26 de setembro, e contará com duas equipes do DF: Minas Brasília e Real Brasília.

Além do A1, o calendário adulto contempla o Brasileirão A2, que será realizado de 16 de maio a 12 de setembro e terá o Cresspom como representante do DF. Nas categorias de base, estão programados o Campeonato Brasileiro sub-16, sub-18 e a Liga de Desenvolvimento da Conmebol sub-14 e sub-16.

A coordenadora de competições femininas da CBF, Aline Pellegrino, ressaltou o compromisso da entidade com a manutenção e o aprimoramento dos torneios da categoria: “Teremos sete campeonatos em 2021, além do Brasileirão Feminino A2 2020, que será concluído. Além disso, pela primeira vez teremos um período unificado para a realização dos Campeonatos Estaduais. O calendário será intenso com competições distribuídas ao longo de todo o ano, a maioria de categorias de base, que são muito importantes para o desenvolvimento do futebol feminino”, completou.

Competições de 2020

Conforme Aline citou, o calendário deste ano também inclui a continuidade dos campeonatos que deveriam ter sido finalizados em 2020. O término do Brasileirão Feminino A2 da temporada passada está programado para o mês de janeiro, com direito ao DF em campo representado pelo Real Brasília, que disputará as semifinais contra o Napoli-SC nos dias 10 e 17 de janeiro. A equipe candanga almeja disputar a final em dois jogos, 24 e 31 de janeiro, contra o vencedor de Botafogo x Bahia.

O Campeonato Brasileiro sub-18 e a Liga de Desenvolvimento sub-14 e sub-16, competições que foram adiadas por causa da covid-19, terão duas edições em 2021, referentes ao ano passado e ao atual.

Campeonato Brasileiro Feminino A1

O primeiro torneio a ter a bola rolando em 2021, com início previsto para 28 de março, contará com 16 clubes, os 12 remanescentes da A1 de 2020 e os quatro finalistas da A2 de 2020, e será disputada em turno único, com todas as equipes se enfrentando. A segunda fase, eliminatória, contará com os oito melhores se enfrentando em ida e volta até a final no dia 26 de setembro. Haverá um intervalo por causa das Olimpíadas de Tóquio, esta pausa se dará após a 15ª rodada, 27 de junho, e durará até o dia 15 de agosto, quando a competição volta para a disputa da fase final.

Campeonato Brasileiro Feminino A2

Com início previsto para 16 de maio, a Série A2 contará com 36 clubes: os quatro clubes rebaixados da série A1 2020, os 27 melhores dos estaduais que não estejam classificados para a A1, e os cinco clubes melhores colocados no Ranking Nacional de Clubes Masculino 2020/21. O torneio terá seis grupos de seis clubes, que jogarão em turno único dentro do grupo. Os 16 melhores, dois primeiros de cada grupos e os quatro melhores terceiros, avançarão para a segunda fase, disputada em jogos eliminatórios de ida e volta até a final, marcada para o dia 5 de setembro. Os quatro semifinalistas se classificarão para o Brasileirão A1 2022.

Campeonato Brasileiro Feminino sub-18

Com início previsto para 6 de julho, serão 24 clubes divididos em seis grupos de quatro times, jogando ida e volta dentro de seus próprios grupos. Os oito melhores avançam para formar dois grupos com quatro equipes cada, em confrontos de ida dentro da chave. Os quatro melhores passam para as semifinais, disputadas em ida e volta, assim como a final, marcada para outubro.

Campeonato Brasileiro Feminino sub-16

Com início previsto para 26 de junho, serão 12 clubes divididos em três grupos de quatro times, jogando dentro do próprio grupo em turno único. O líder de cada grupo e o melhor segundo colocado avançam para a semifinal, disputada em jogo único, assim como a final, no dia 4 de julho.

Torneio de Desenvolvimento de Futebol sub-14 e sub-16

Com início previsto para 11 de dezembro, serão oito clubes divididos em dois grupos de quatro times, jogando dentro do próprio grupo em turno único. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para a semifinal, disputada em jogo único, assim como a final, no dia 19 de dezembro.

Lucas Bohrer

Jornalista esportivo formado em Comunicação Organizacional pela UnB. Viciado em acompanhar esportes e fascinado pela ideia de poder dar mais visibilidade a modalidades geralmente esquecidas.

Lucas Bohrer tem 100 posts e contando. Ver todos os posts de Lucas Bohrer

Lucas Bohrer

Um comentário em “Calendário feminino é definido pela CBF

  • Avatar
    6 de janeiro de 2021 em 10:10
    Permalink

    Torcer para o futebol feminino de Brasília, vai demorar um pouco o início das partidas, mas no segundo semestre, nas finais, torcer muito por resultados expressivos a todos os times que nos representam no DF, seja na A1 (Minas e Real), na A2 (Cresspom) e as demais categorias.
    Vai dar certo!👍🏻

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *