Queimada, no DF, agora é modalidade esportiva

Brincadeira comum em ruas, quadras poliesportivas e escolas, o jogo de queimada deixou de ser apenas diversão, pelo menos no Distrito Federal. O GDF decretou uma lei que torna a prática uma modalidade esportiva.

A medida foi publicada no Diário Oficial na quarta-feira (2). A lei nº 6.736, que torna a queimada uma modalidade esportiva, é de autoria do deputado Martins Machado (Republicanos). O parlamentar afirma que a prática “abarca centenas de mulheres e homens que praticam a modalidade”.

“Reconhecer a queimada como uma modalidade esportiva na cidade é uma forma de oficializar e proporcionar apoio, já que têm vários adeptos”.

No DF, há várias equipes de queimada. Nas redes sociais, várias atletas comemoraram a sanção. O time feminino Zoe, sediado no Guará e pioneiro na modalidade, festejou: “Esse momento é nosso! Agora somos um esporte no Distrito Federal. Conquistamos, assim como outros estados conquistaram”. “A melhor notícia do dia. Respeite nossa história, porque somos oficialmente atletas”, vibrou uma jogadora.

O time masculino The Panthers, de Taguatinga, comentou que a decisão dá “uma sensação que a CLDF está de brincadeira com a população, mas não é bem assim”. “Há, nesta cidade, uma organização social para a criação de competições relacionadas à queimada, esporte que fez e faz parte da nossa formação educacional”, frisou. “A queimada e seus derivados nomes são esportes respeitados no mundo todo. Existem várias modalidades parecidas mundo afora, como, por exemplo, o dodgeball.”

A Secretaria de Esporte e Lazer também se manifestou. “Com esta nova lei, vamos poder apoiar ainda mais as competições locais e os atletas. Todas os eventos seguirão as diretrizes e as medidas que são empregadas em todos os campeonatos esportivos no DF.”

Willian Matos

Jornalista com experiência em redação, assessoria de imprensa, rádio e portais da web. Toca cavaco quando dá tempo. Tem a certeza que Rogério Ceni é melhor que Marcos. É editor-chefe do DF Sports+ desde maio de 2019

Willian Matos tem 195 posts e contando. Ver todos os posts de Willian Matos

Willian Matos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *