Clássico candango vai movimentar a rodada na Série D. Foto: Gabriel L. Mesquita/SE Gama

Chegadas e saídas: veja as mudanças de Brasiliense e Gama em relação ao último clássico

Quase dois meses se passaram desde que Brasilense e Gama se encontraram pela última vez, ainda pela segunda rodada da Série D. Neste sábado (21), o clássico verde-amarelo paralisa o Distrito Federal pela sexagésima quarta vez na história.

O histórico traz um tom de equilíbrio ao confronto: 21 vitórias para o lado amarelo; 21 vitórias para o lado verde e outros 21 empates. No ano, são três vitórias gamenses, contra apenas uma do Jacaré.

O Gama manteve a liderança do grupo por oito rodadas consecutivas. Mas devido aos problemas financeiros, a equipe acabou oscilando, o que fez com que deixasse, momentaneamente, a ponta da tabela para o maior rival.

Já o Brasilense vem de uma crescente na competição. Após um início duvidoso, com apenas uma vitória em quatro jogos, a equipe se recuperou e está há nove jogos sem saber o que é perder, sendo oito vitórias.

O fato é: quem sair vitorioso no clássico da 13° rodada encaminha a primeira colocação da chave. Se vencer, o Gama não pode ser mais alcançado pelo Jacaré. E uma vitória para o Brasiliense faz com que a equipe só dependa de si para garantir a liderança do grupo.

Com gols de Wallace e Emerson, o Gama venceu o clássico da segunda rodada
Foto: Francisco Stuckert

Reforços e dispensas

Outro fator interessante a ser destacado são as mudanças nos elencos em relação ao primeiro jogo. O Jacaré encabeça a lista com 17 alterações, enquanto o Gama, em crise financeira, contou com apenas duas – 19 no total.

A primeira barca amarela veio dois dias depois da derrota para o maior rival: os atacantes Alex Rafael e Vítor Mariano, de 18 e 19 anos, respectivamente, tiveram suas rescisões assinadas. Naquela mesma semana, o meia Douglas, artilheiro da equipe na ocasião, e o zagueiro Rodrigo deixaram o Jacaré.

Na primeira quinzena de outubro, a caneta de dispensa seguiu afiada: o lateral direito Railan, que chegou no início do ano à pedido do ex-treinador, deixou a equipe. No setor ofensivo, Neto Baiano, após 15 aparições e cinco gols, também deixou o clube amarelo. Além do meia Esquerdinha e do atacante Renatinho.

Por outro lado, o lateral Carlos Henrique, conhecido como Santos, foi anunciado na sequência. Ainda na lista de reforços, o lateral esquerdo Peu, de 29 anos, ex-Gama, e o meia-atacante Maicon Assis chegaram como reforços.

No fim de outubro, mais contratações: o zagueiro Breno Calixto, que estava jogando a Série C pelo Treze da Paraíba, e o meia Zotti, que estava no Ypiranga. Enquanto isso, a diretoria do clube entrou em acordo com o lateral esquerdo Fernandinho pra encerrar seu vínculo contratual com o Jacaré.

Já em novembro, o atacante Rodrigo Fumaça, 25 anos, que estava jogando a Série C pelo Manaus, veio como reforço para o setor ofensivo, enquanto o experiente meia Marcos Aurélio acabou dispensado do elenco.

Por fim, já na semana do clássico deste sábado, na quinta-feira (19), o lateral-esquerdo Iago Sampaio Silva, campeão da Copa do Brasil com o Grêmio em 2016, chegou na equipe.

Douglas era artilheiro do time quando deixou o Jacaré
Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Gama

Embora viva com salários atrasados ao longos dos últimos meses, boa parte do elenco permanece leal a Sociedade Esportiva do Gama e com fé nas promessas feitas pela diretoria.

Assim, o atacante Vitor Xavier deixou o clube para acertar com o Ferroviário Atlético Clube, equipe que briga por uma das vagas na Série B do ano que vem.

E o meio-campista Ikaro Mychell rescindiu seu contrato com o alviverde candango, oficializada no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF da última segunda-feira (16).

O jogo

O duelo deste sábado (21) é válido pela 13ª rodada do grupo A6 da Série D. O Gama é líder, com 29 pontos. O Brasiliense segue na cola com 27. Ambos já estão classificados para a próxima fase.

Marcus Rodrigues

Estudante de jornalismo da Universidade Paulista (Unip). Estagiário do portal Metrópoles. Idealizador da página @capitaldabola_ no instagram. Repórter do DF Sports+ desde julho de 2019

Marcus Rodrigues tem 81 posts e contando. Ver todos os posts de Marcus Rodrigues

Marcus Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *