Arte: André Gomes/DF Sports+

Campeonato Brasileiro de Basquete é cancelado

Na última segunda-feira (13), representantes de clubes de basquete se reuniram para optar pelo cancelamento do Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB) por conta da pandemia do novo coronavírus. Seria a primeira edição do torneio, que serviria como uma divisão de acesso à NBB.

O Distrito Federal é representado no CBB pelo Cerrado Basquete. A equipe, inclusive, faria o jogo de abertura da competição. O time vinha forte para disputar o título do campeonato, com bons reforços em quadra a serem comandados pelo treinador Bruno Lopes. O comandante é considerado o melhor técnico das duas últimas temporadas da Liga Ouro — a antiga divisão de acesso.

No entanto, de acordo com o presidente do Cerrado, Dimitri Rodrigues, a decisão da paralisação foi correta. “Entendemos que foi uma decisão bastante assertiva da CBB. Nós faríamos o jogo de abertura da competição, e nós mesmos comunicamos à CBB que o jogo não deveria ser realizado por conta do decreto do governador Ibaneis Rocha” disse Dimitri.

O Cerrado tem como patrocinador master o Banco de Brasília (BRB), e mesmo com a pandemia, Dimitri afirmou que tudo está em ordem junto ao banco. O presidente ressaltou que todos os atletas receberam os pagamentos corretamente até o mês de junho, quando houve encerramento de alguns contratos.

“Em abril, um mês após o não início do CBB, nós já tínhamos conversado com o marketing do banco, dizendo que se não houvesse retorno da competição, o mais correto seria fazer uma repactuação dos valores a serem passados para o Cerrado. E assim fizemos. Conversamos com os atletas, comissão técnica, e até hoje cumprimos com nossas obrigações com todos que envolvem o clube. É uma questão tratada com muita responsabilidade e boa relação com o BRB.”

Futuro

Em relação ao restante da temporada, por conta do cancelamento da CBB, o presidente do Cerrado vai esperar um sinal do GDF para poder retomar aos treinos. “Nós paramos mediante um documento legal e só retornaremos após uma liberação legal. A partir daí, todas as modalidades [categorias de base e profissional] possam retomar os treinamentos com os devidos cuidados”, comentou.

A data de previsão para retorno às quadras é só em fevereiro de 2021. Até lá, a equipe espera alguma posição do Executivo para saber qual rumo seguir.

Gabriel Albuquerque

Nortista de alma, candango de coração. Estudante de Jornalismo, botafoguense e apaixonado por esporte — em especial, pelo futebol nosso de cada dia.

Gabriel Albuquerque tem 41 posts e contando. Ver todos os posts de Gabriel Albuquerque

Gabriel Albuquerque

2 comentários em “Campeonato Brasileiro de Basquete é cancelado

  • Avatar
    15 de julho de 2020 em 15:50
    Permalink

    Valeu Gabriel pela informação.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *