Blood bag obtained from blood donation

Árbitros de Brasília se juntam para doar sangue

A Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) está realizando uma campanha, em parceria com o Sindicato dos Árbitros de Futebol (SAF-DF) e a Comissão de Arbitragem (CDAF), para que os árbitros de Brasília doem sangue. O objetivo é ajudar a hemoclínica do Centro Médico de Brasília, na Asa Sul, que sofreu uma queda em seu estoque devido ao distanciamento social. A campanha recebeu o nome de “Juizão Sangue Bom” e está marcada para esta sexta (3).

A boa ação já tem 25 profissionais confirmados, além dos familiares que também aderiram o propósito e querem servir de exemplo para que outras instituições possam fazer o mesmo. “Estamos esperançosos que outros grupos, trabalhadores, esportistas e torcedores também se organizem e desenvolvam ações que possam ajudar o coletivo, a comunidade. Doação de sangue, arrecadação de alimentos e agasalhos, leite materno…” conta o presidente da CDAF, Marrubson de Melo Freitas.

Além de ajudar os que estão passando por problemas e precisam de sangue, o ato servirá como protesto para que a Secretaria de Esporte ou de Saúde forneçam teste de covid-19 para que os profissionais voltem a atuar o quanto antes no futebol do DF.

Para Marrubson, esse movimento mostra que em momentos de dificuldade a sociedade deve se manter unida. “Quando o ser humano entende que vivemos em comunidade e somos co-responsáveis com o próximo, o auxílio a este próximo se torna algo natural. E uma atitude contamina, no bom sentido, outros a também fazerem o bem”, afirma.

“O intuito dessa campanha extrapola o doar por doar. Não é uma ação política, não é uma ação com fins financeiros. É uma ação que parte do entendimento que estamos num mundo que precisa ser humanizado.”

Marrubson de Melo Freitas, presidente da CDAF

As doações ocorrerão durante todo o dia. Serão separados grupos de 3 a 4 pessoas, já que as recomendações sugerem que sejam evitadas aglomeração de pessoas. A hemoclínica também já está avisada da campanha e já preparou todo o aporte para atender os participantes, com horários já pré agendados.

Como a unidade tem um limite de 25 pessoas por turno, os doadores excedentes vão poder marcar para serem atendidos na segunda-feira (6) e ainda assim ajudar o movimento encabeçado pelos árbitros de futebol do Distrito Federal.

Luiz Fernando Santos

Engenheiro eletrônico de formação, decidiu seguir a carreira jornalística por amor ao esporte. Está na área como repórter e comentarista desde 2018.

Luiz Fernando Santos tem 58 posts e contando. Ver todos os posts de Luiz Fernando Santos

Luiz Fernando Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *