Real Brasília firma parceria com X11 e vira primeiro clube do DF a ter time de futebol digital

O Real Brasília acaba de se tornar o primeiro clube do Distrito Federal a ingressar no tão falado cenário de futebol digital. O Leão do Planalto firmou parceria com o Brasília X11 E-sports, uma das equipes da capital, que disputam competições do famoso jogo Pro Evolution Soccer (PES), no Playstation 4. 

A equipe, formada por 18 jogadores, compete na categoria X11, em que cada atleta comanda um jogador do time virtual. Em maio, alguns competidores representaram a equipe na Copa do Brasil da categoria. Agora, o Brasília E-sports se prepara para competir no Campeonato Brasileiro, em julho.

Em maio deste ano, o DF Sports+ já havia mostrado detalhes sobre o Brasília X11. Um dos idealizadores, Paulo Victor Soares, joga há mais de 10 anos e contou que Brasília está crescendo muito no ramo. Relembre a entrevista.

Sobre o eSports

O eSports – abreviação para Eletronic Sports, ou esportes eletrônicos – vem ganhando espaço por todo o mundo. Essa modalidade de competições profissionais de jogos de computadores ou videogames que são transmitidos para milhares de pessoas, não é algo recente. 

A primeira competição esportiva eletrônica que se tem notícia foi realizada em 19 de outubro de 1972  para estudantes da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, com o jogo Spacewar. O torneio, chamado Olimpíadas Intergalácticas de Spacewar, teve como prêmio foi um ano de assinatura da revista Rolling Stone.  

A partir da década de 2000, o eSports passou por um grande crescimento. Por conta do avanço da internet, a limitação física e/ou geográfica deixou de ser um obstáculo, aumentando, assim, o número de jogadores e espectadores. Em 2018, a modalidade chegou a movimentar cerca de 905 milhões de dólares. 

Natália Pires

Formada em Jornalismo desde 2017 e amante do futebol desde que se entende por gente. Repórter e social media do DF Sports + desde 2018. Mirando na Marta e acertando na janela do vizinho quando com a bola nos pés, encontrou na área esportiva a junção de duas grandes paixões.

Natália Pires tem 36 posts e contando. Ver todos os posts de Natália Pires

Natália Pires

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *