Foto: Gabriel L. Mesquita/SE Gama

GDF permite que clubes de futebol voltem a treinar

O Governo do Distrito Federal (GDF) permitiu que os clubes de futebol profissional da capital retornem aos treinamentos. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial (DODF) na noite desta sexta-feira (26).

Os clubes terão de obedecer uma série de protocolos. A começar, os treinos só serão permitidos se a agremiação fizer testes de detecção do novo coronavírus em todos os atletas, profissionais e colaboradores.

Os treinos só poderão envolver atividades físicas individuais. Treinos coletivos e os famosos “rachões” seguem proibidos. Os atletas e demais profissionais e colaboradores terão de respeitar um distanciamento de 2 metros entre si.

O uso de máscaras é obrigatório antes e depois das atividades. Os médicos, fisioterapeutas e demais profissionais de saúde deverão usar equipamentos de proteção individual (EPIs) em contato com os atletas.

Mais recomendações

Diariamente, deverá ser feita aferição de temperatura corporal de todas as pessoas envolvidas. Em caso de febre ou suspeita de infecção pela covid-19, o profissional deverá ser posto em quarentena por 14 dias.

Os bebedouros deverão ser interditados. Banheiros e vestiários terão de ser higienizados periodicamente. Também é necessário disponibilizar suprimentos suficientes aos frequentadores, como água, sabão e álcool em gel.

Clubes recreativos

O decreto do GDF também autoriza a reabertura dos clubes recreativos. Para isso, o estabelecimento deverá disponibilizar EPIs a todos os funcionários e colaboradores. Os frequentadores deverão passar por aferição de temperatura e ficar a 2 metros de distância um do outro.

Praticar esportes coletivos, bem como usar piscinas, churrasqueiras, academias, saunas e afins, está proibido. Os bebedouros deverão ficar interditados.

Quem descumprir as medidas (frequentador e proprietário) poderá ser multado. O DF Legal e a Secretaria de Esporte e Lazer ficarão responsáveis por fiscalizar as medidas do decreto.

MPDFT

O decreto do GDF vem horas depois de o Ministério Público (MPDFT) enviar ofício à Federação de Futebol (FFDF) pedindo que recomende os clubes a não treinarem. A Federação chegou a enviar a recomendação aos oito classificados para a segunda fase do Campeonato Candango mais cedo.

Leia o decreto na íntegra:

PDF Embedder requires a url attribute

Willian Matos

Jornalista com experiência em redação, assessoria de imprensa, rádio e portais da web. Toca cavaco quando dá tempo. Tem a certeza que Rogério Ceni é melhor que Marcos. É editor-chefe do DF Sports+ desde maio de 2019

Willian Matos tem 123 posts e contando. Ver todos os posts de Willian Matos

Willian Matos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *