Foto: Divulgação

Representantes do futebol de base do DF se reúnem com secretária de Esporte

Na quarta-feira (17), a secretária de Esporte e Lazer do DF, Celina Leão, recebeu o presidente da Liga Esportiva das Categorias de Base de Brasília (LECAB), Francisco Mendes. Chico, como é conhecido, estava acompanhado do diretor de arbitragem da LECAB, Thiago Miqueias.

Os representantes do futebol de base do Distrito Federal tiveram como objetivo levar aos responsáveis a situação em que se encontram as escolas de futebol e os projetos sociais em relação à modalidade, bem como mostrar os prejuízos que a paralisação por conta da pandemia está causando a alunos e demais participantes destes projetos.

Os pontos abordados na reunião foram principalmente voltados à saúde dos jovens. “O teor da conversa foi a preocupação pelo fato de estar tudo parado. Sem poder fazer atividades físicas, os meninos ficam ociosos”, conta Chico. “Também já temos relatos de que alguns estão se perdendo nas drogas e outros caminhos equivocados”, complementa.

O presidente contou que está com as expectativas altas para a segunda metade do ano, e que a conversa com Celina Leão foi positiva em relação ao apoio que a Secretaria vai fornecer para que os campeonatos de base voltem o quanto antes, juntamente com as atividades dos projetos sociais.

A secretária se prontificou a auxiliar tanto na área da saúde, com as precauções necessárias, quanto na parte de infraestrutura, com a reforma de campos sintéticos onde são realizadas competições amadoras de base e também de atletas adultos.

Cursos para treinadores

Chico também levou à Celina a ideia de promover cursos sociais para treinadores de Brasília que participam de escolinhas e outros projetos solidários. “O intuito é que eles possam ser melhor capacitados para trabalhar com essas crianças. Isso é sonho de todos que trabalham com o futebol de base no Distrito Federal”, conta.

O presidente da LECAB também revelou que alguns treinadores de projetos sociais e de escolinhas já estão desanimados, pois viram a pandemia afastar as crianças das práticas desportivas. Contudo, a reunião com a Secretaria de Esporte pode dar um novo ânimo para que esses profissionais voltem às atividades.

Luiz Fernando Santos

Engenheiro eletrônico de formação, decidiu seguir a carreira jornalística por amor ao esporte. Está na área como repórter e comentarista desde 2018.

Luiz Fernando Santos tem 62 posts e contando. Ver todos os posts de Luiz Fernando Santos

Luiz Fernando Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *