Nova secretária quer reformar espaços esportivos, já marcou reunião com a FFDF e promete valorizar o esporte local

Na semana passada, a Secretaria de Esporte passou por uma troca no comando. O então secretário Leandro Cruz deixou o cargo para a chegada da deputada federal Celina Leão (Progressistas-DF). Ao assumir a pasta, Celina já notou que são muitas as demandas do esporte local. Clubes, atletas, campeonatos e espaços públicos precisam de um olhar atento.

A nova secretária afirma estar atenta aos chamados e aberta a diálogo com todas as modalidades esportivas do Distrito Federal. Em entrevista ao DF Sports+, Celina revelou diversos planos ao esporte da capital.

Um destes planos é dialogar mais. O último secretário não conversava pessoalmente com a Federação de Futebol (FFDF), por exemplo, desde janeiro deste ano. Celina afirma que quer mudar isso e, para não ficar só na palavra, já marcou uma reunião com o presidente da entidade, Daniel Vasconcelos, que será realizada nesta sexta-feira (22).

Outro objetivo, segundo a nova secretária, é reformar todos os espaços públicos necessários para que os esportistas do DF não sofram com falta de estádios, situação rotineira no futebol americano, por exemplo. “Nós vamos atrás de recurso e vamos reformar todos esses espaços, para que a gente tenha os equipamentos públicos em condição de uso”, afirma.

Confira a entrevista completa com a nova secretária de Esporte e Lazer do Distrito Federal, Celina Leão:

DF Sports+: Quais são seus objetivos como nova secretária de Esporte do DF?

Celina Leão: Participar da retomada do esporte no Distrito Federal, manter a população saudável durante a pandemia, valorizar os clubes e atletas locais e ampliar a oportunidade de acesos de esporte, lazer e saúde para todas as pessoas do DF.

DFS+: O antigo secretário não era tão presente no dia a dia esportivo local. Você pretende estreitar estes laços? Que tipo de contato você já tinha com o esporte candango?

Celina: Pretendo, com certeza. A gente quer estar bem perto do esporte local, até porque eu já faço parte dese grupo de atletas do Distrito Federal.

Atleta de futevôlei, Celina costuma fazer postagens sobre o esporte. Nessa, fez até uma montagem com o argentino Lionel Messi. Foto: Reprodução

DFS+: Apesar do pouco diálogo, o antigo secretário tinha planos para o desenvolvimento do futebol feminino. Você seguirá com esse objetivo?

Celina: Não só seguirei, como ampliarei isso. Vamos dar toda condição para que o esporte feminino, não só no futebol, mas em todas as modalidades, seja reconhecido. A gente vai trabalhar pela equidade de homens e mulheres.

DFS+: Quais as expectativas de retorno dos campeonatos locais? Devem ser retomados ainda na quarentena ou só após o fim do isolamento social?

Celina: A gente vai criar um protocolo, uma programação. A primeira retomada será a dos treinos, depois dos jogos, sem público. A gente tem que ter muita responsabilidade neste omento de pandemia. A cada decreto que o governador Ibaneis flexibiliza, são necessários 14 dias para ver o que isso traz à sociedade. Tudo com estudo, análise, de forma gradual.

DFS+: Os espaços esportivos como ginásios, pistas automotivas, estádios de futebol precisam de uma atenção nas partes estruturais e documentais (laudos para funcionamento, por exemplo). Já existe algo pensado nesse sentido?

Celina: A gente quer fazer um relatório de todos os equipamentos públicos parados, tudo que precisa de reforma, o custo disso, o quê que tem projeto, o que não tem… nós vamos atrás de recurso e vamos reformar todos esses espaços, para que a gente tenha os equipamentos públicos em condição de uso.

DFS+: Existe um planejamento para ouvir todas, ou pelo menos as principais modalidades de federação para uma análise de cada ambiente?

Celina: Sim. A primeira federação que vamos ouvir é a Federação de Futebol. Já estamos com a agenda aberta. Estamos recebendo sugestões e pedidos de agenda para receber todas as federações. Vamos conversar com uma por uma, porque elas têm demandas diferentes. Vamos atender todas

DFS+: E quanto aos atletas, a secretaria pretende ajudar de alguma forma os foram prejudicados pela pandemia?

Celina: A gente vai criar projetos de fomento para que esses atletas possam voltar aos treinos e participar dos campeonatos nacionais e mundiais.

Diálogo. Este é o lema de Celina à frente do Esprote do DF, de acordo com a própria secretária. Foto: CLDF/Divulgação

DFS+: É do conhecimento de todos que o futebol do DF é esquecido pelo governo local. O que pretende fazer em relação a essa modalidade com grande potencial? Haverá uma aproximação?

Celina: Com certeza. Meu primeiro ato como secretária é escutar os clubes. Temos uma reunião marcada para esta sexta (22) para ouvir reclamações, sugestões, críticas… A gente quer fazer uma gestão bem próxima, para que possamos atender também a população que gosta do futebol do DF. Nós temos muitos clubes locais, e as pessoas vibram, torcem… a gente vai dar a visibilidade necessária para o futebol aqui.

DFS+: As Vilas Olímpicas jamais funcionaram como deveriam. Haverá um olhar especial para essas praças?

Celina: A gente quer aprimorar o uso dessas vilas olímpicas dialogando com as entidades gerenciadoras, para que elas atendam cada vez melhor a população

“Nós vamos atrás de recurso e vamos reformar todos esses espaços, para que a gente tenha os equipamentos públicos em condição de uso”

Celina Leão, secretária de Esporte do DF

DFS+: É de pretensão da sua gestão a aproximação das escolas com as de atletas?

Celina: Não é pretensão, e sim uma meta. Queremos trabalhar juntamente com a Secretaria de Educação nas nossas escolas, inclusive as de gestão compartilhada, para que os alunos tenham acesso ao esporte.

DFS+: O DF é a única capital do mundo em que não há um time de futebol na Primeira Divisão do país. Haverá uma força-tarefa, com o apoio da Secretaria, em união com clubes e Federação, para o alcance desse objetivo?

Celina: A gente sabe que, para que um clube possa ir à primeira divisão, é preciso apoio. E é isso que a gente quer fazer. Vamos apoiá-los. Tenho certeza de que a gente vai alcançar a primeira divisão com muitos dos nossos clubes do nosso Distrito Federal.

DFS+: De modo geral, o que os atletas, dirigentes e torcedores podem esperar de Celina Leão como secretária do esporte?

Celina: A primeira coisa que a gente está demonstrando é o diálogo. Nós queremos dialogar com todo mundo, mas com muita ação, também. A gente vai fazer tudo que estiver ao nosso alcance para deixar o esporte do Distrito Federal com uma atenção redobrada.

Colaborou Camila Bairros

Willian Matos

Jornalista com experiência em redação, assessoria de imprensa, rádio e portais da web. Toca cavaco quando dá tempo. Tem a certeza que Rogério Ceni é melhor que Marcos. É editor-chefe do DF Sports+ desde maio de 2019

Willian Matos tem 121 posts e contando. Ver todos os posts de Willian Matos

Willian Matos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *