Brasilienses montam time para representar o DF em jogo de eSports

Em meio à pandemia do novo coronavírus, os esportes foram obrigados a parar e adiar seus eventos. Mas um em especial, que por poder ser praticado de dentro de casa, segue rolando: o eSports. Um grupo de brasilienses montou um time para representar o DF no Pro Evolution Soccer (PES).

Um dos idealizadores do X11 eSports BSB, Paulo Victor Soares, joga há mais de 10 anos e conta que Brasília está crescendo muito no ramo. “Ainda não fomos campeões brasileiros, mas dos 12 campeonatos disputados, já batemos na trave umas quatro vezes”, relata.

Por causa da pandemia, os encontros foram suspensos. Porém, para não ficar sem treinar, os amigos montaram um time na nova modalidade do PES, onde cada um controla um jogador. “Jogamos 11 no mesmo time, cada um controlando seu jogador, e levamos isso bem a sério. Montamos o time há uns 20 dias, e o objetivo é disputar os campeonatos nacionais e o mundial”, conta o idealizador.

O encontro do time costumava ser presencial, mesmo que o jogo seja praticado pelas redes. Os torneios realizados entre eles serviam de treino para competições grandes dentro e fora de Brasília, mas desde que o isolamento social foi decretado, cada um controla seu jogador de dentro da sua casa. “Não temos mais como nos reunir, mas segue todo mundo treinando”, afirma Paulo.

A equipe já até cedeu alguns jogadores para a disputa da Copa do Brasil. Dentre eles, Pedro Henrique Fortunata, vice-campeão brasileiro em 2017. Fortunata joga desde 2015, quando participou pela primeira vez do Candango e já foi campeão. “Meu irmão era jogador de eSports e me apresentou para o pessoal em 2013. Então, eu já conhecida muitos jogadores aqui do DF e dos estados antes de ingressar oficialmente na modalidade”, conta o jogador.

Foto: arquivo pessoal

e-Brasileirão

Está aberto o período de inscrições para o e-Brasileirão 2020, organizado pela própria CBF. A competição terá quatro fases, a serem disputadas no PES, na plataforma do Playstation 4, e uma premiação final de R$ 20 mil. 

Após o encerramento das inscrições, no dia 15 de maio, a CBF divulgará o calendário dos duelos online das duas primeiras fases. A terceira etapa e a final serão presenciais, e contarão com a presença dos representantes dos 20 times da Série A do Brasileirão 2020.

Camila Bairros

Jornalista pós-graduanda em jornalismo digital. Trabalha com esportes e, nas horas vagas, assiste futebol e pratica mais esportes.

Camila Bairros tem 50 posts e contando. Ver todos os posts de Camila Bairros

Camila Bairros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *