Foto: Andre Borges/Agência Brasília Descrição da legenda.

CDH quer mais cuidado com atletas menores de 18 anos

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal deve votar na próxima semana o Projeto de Lei do Senado 231/2015, que passa a trazer regulamentação para a participação de atletas menores de 18 anos em eventos esportivos, alterando, assim, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A autoria é do ex senador Valdir Raupp.

De acordo com o texto do projeto, as crianças e adolescentes menores de 18 anos poderiam realizar seus trabalhos como atleta, porém, passaria a ser necessário uma autorização expressa dos pais ou responsáveis. Também é indicado no texto que quando o adolescente ou a criança tiverem menos de 14 anos, só poderão participar das atividades com a presença de um dos pais ou responsáveis por perto. Também poderá ser implantada uma medida de segurança caso os responsáveis não possam ir.

Proventos bloqueados até os 18

A relatora da proposta na comissão é a senadora Leila Barros (PSB-DF). Leila se mostrou favorável à proposta, mas com um substitutivo ao projeto original: ela sugere que pelo menos 20% de toda a contrapartida financeira do atleta seja aplicada em uma conta bancária que o jovem não poderá movimentar antes de completar os 18 anos. Ela também pede a ampliação de 14 para 16 anos da exigência do acompanhamento de responsável no local da atividade.

Se aprovado na CDH e não obtiver nenhum tipo de recurso no plenário, o projeto segue direto para análise da Câmara dos Deputados.

Rômulo Maia

Jornalista e goleiro de futebol. Apaixonado por todos os tipos de esportes e pelo Jornalismo. Defende que as mulheres tenham as mesmas oportunidades que os homens, e que os mais carentes tenham incentivo à prática do desporto. "O esporte é a ferramenta de inserção social mais eficaz, pois o resultado é imediato e as transformações são surpreendentes."

Rômulo Maia tem 214 posts e contando. Ver todos os posts de Rômulo Maia

Rômulo Maia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *