Formando campeões em todos os aspectos, ENEC comemora cinco anos em Brasília

Por Aline Alves & Shizuo Alves, com Redação DF Sports Mais

“Se não for um grande atleta, será um grande cidadão”. Este é o lema do Grupo ENEC, que acredita e dissemina a tríade Esporte, Educação e Cultura em algumas regiões do Distrito Federal. Composto pelos sócios-fundadores Claudio Pequeno e Alexandre Folhas, respectivamente irmão e marido da atleta bicampeã olímpica e também sócia-fundadora, Paula Pequeno, o Grupo ENEC comemora cinco anos de criação da empresa e o reconhecimento do projeto que se tornou referência do seguimento no centro-oeste.

A ENEC

Conhecida como ENEC, a Escola Nacional de Esporte e Cultura completou, em agosto, cinco anos de atuação no Distrito Federal. O projeto vem ganhando cada vez mais destaque e espaço em Brasília, através das atividades oferecidas às instituições de ensino parceiras e comunidade. Seguindo a metodologia “treino de verdade”, a ENEC proporciona uma completa solução em esporte e cultura, tendo já atendido cerca de cinco mil alunos/atletas, entre crianças e adolescentes, profissionalizando a prática dessas atividades em diversos colégios, em especial no Guará, onde se concentra a maior parte das unidades.

“Quando chegamos em Brasília, nossa ideia era fazer com que as crianças tivessem um ciclo desportivo baseado em NBA, NFL… que essas famílias tivessem o mesmo brilho no olhar que eu tenho depois de ter uma vida baseada no esporte. A ENEC é uma oportunidade para a nossa família de deixar um legado, uma história, que é uma sequência do que aconteceu comigo e com minha irmã, que viemos de um bairro hostil e conseguimos no esporte dar um passo maior”, explicou Claudio Pequeno.

Criada originalmente como Escola Nacional de Esportes (ENE), em 2009, em São Paulo-SP, a escola oferecia cursos de formação e capacitação em diversas modalidades esportivas para professores e estudantes universitários. Com a criação das Escolas de Esportes, ainda no estado de São Paulo, o grupo expandiu suas atividades, chegando até Brasília, onde fundou-se inicialmente, a EVPP – Escola de Vôlei Paula Pequeno, em referência à atleta ícone do voleibol mundial, possuindo dois títulos MVP (melhor do mundo) e a grande inspiração dos alunos/atletas.

Para Alexandre Folhas, a vinda para Brasília foi crucial para que o sonho tomasse forma e pudesse dar certo. “Tivemos muita força de vontade, pois muitas coisas deram errado, porém sempre acreditamos no projeto e vimos que era esse o caminho. No começo tínhamos menos de 100 alunos, e hoje temos quase 1000 praticando esportes e cultura, competindo”, comenta, orgulhoso. “Recebemos depoimentos dos pais com muita gratidão falando da evolução dos filhos não apenas no meio esportivo, mas no meio social e isso é muito importante para nós”, comemora o empresário.

“Quando foi implantada a primeira escola, algumas turmas não davam nem quórum, não tínhamos nem alunos suficientes, mas sabíamos que isso fazia parte. Todo começo é difícil, mas essa dificuldade nos deu resiliência o suficiente para lutar por um projeto tão sério”, relembra Paula Pequeno.

“Quando se trata de lidar com crianças e adolescentes, é preciso muita responsabilidade, já que tudo o que eles aprenderem conosco será refletido durante toda a vida deles.”

Paula Pequeno

Sobre a ENEC

O programa da Escola Nacional de Esporte visa a formação desde a base à um rendimento de qualidade específico em cada modalidade, realizando a implantação de Escolas de Esporte e Cultura em colégios, clubes e condomínios. A metodologia é baseada em atividades que envolvem aspectos físicos, técnicos, táticos e comportamentais, além das performances de alto rendimento através de equipes de competição. Atualmente, a Escola oferece oito modalidades, entre esporte e cultura.

No que tange a cultura, a Escola Nacional de Cultura traz opções relacionadas a dança, teatro, música, entre outras manifestações culturais que podem ser inseridas no cotidiano das unidades, além dos inúmeros ganhos nos âmbitos comportamentais e sociais das crianças e adolescentes que participam destas atividades, muitas vezes, estendidas aos pais, proporcionando a integração família – atleta – escola e construção de valores.

DF Sports+

Mais Esporte, Mais Informação

DF Sports+ tem 277 posts e contando. Ver todos os posts de DF Sports+

DF Sports+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *