Debate propõe valorização do esporte para surdos na Câmara Federal

A Comissão do Esporte da Câmara Federal ficou lotada na tarde da última quarta feira (4), para debater sobre as melhorias e benefícios aos surdoatletas, além do apoio a eles nas competições. A audiência pública foi um pedido do deputado Júlio César, que se mostrou preocupado com a falta de inclusão e de apoio público para os surdoatletas.

Participaram da audiência a representante da presidência da Confederação Brasileira de Desportos do Surdos (CBDS), Déborah Dias de Souza; a Secretária Nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Luisa Parente; o diretor da Secretaria Nacional de Esporte, Lazer e Inclusão Social da Secretaria Especial do Esporte, Gabriel Citton; e o presidente da Associação do Centro de Treinamento de Educação Física Especial, Ulisses Araújo. Para facilitar o entendimento dos atletas, a udiencia teve tradução e interpretação de Libras.

Deborah Dias da CBDS explanou sobre a dificuldade dos atletas em ter recursos para as competições. “Hoje os atletas surdos não estão incluídos nos programas olímpicos e paralímpicos, e com isso é cada vez mais difícil deles terem recursos para participar das competições, além de também ser difícil organizar competições. Por isso aproveito a oportunidade e peço que deem valor para o nosso movimento, valorizem a nossa luta”, afirmou.

O deputado Júlio César se mostrou disposto a lutar pelos surdoatletas. “É fundamental que busquemos apoiar esses grandes atletas e valorizar o trabalho que fazem, precisamos conseguir uma forma de destinar recursos para que possam se desenvolver e trazer ainda mais resultados positivos pro nosso país”, destacou.

O atual presidente da comissão é o deputado Fábio Mitidieri (PSD/SE), que relata o Projeto de Lei (PL) 6.718/2016 na Comissão de Finanças e Tributação (CFT). O projeto pede que sejam destinados recursos das loterias federais para apoio do esporte de surdos, através da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos.

Rômulo Maia

Jornalista e goleiro de futebol. Apaixonado por todos os tipos de esportes e pelo Jornalismo. Defende que as mulheres tenham as mesmas oportunidades que os homens, e que os mais carentes tenham incentivo à prática do desporto. "O esporte é a ferramenta de inserção social mais eficaz, pois o resultado é imediato e as transformações são surpreendentes."

Rômulo Maia tem 407 posts e contando. Ver todos os posts de Rômulo Maia

Rômulo Maia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *