Foto: Douglas Magno / Exemplus / CPB

Distrito Federal fica em terceiro nas Paralimpíadas Escolares 2019

Chegou ao fim na última sexta-feira (22) as Paralimpíadas Escolares 2019, e o Distrito Federal novamente deu show com seus jovens atletas, que repetiram o bom resultado do ano passado e conquistaram o terceiro lugar geral, batendo outras favoritas na classificação geral.

Com um plantel de apenas 54 competidores, foram 55 medalhas conquistadas, sendo 21 de ouro, 21 de prata e mais 13 de bronze. O primeiro lugar ficou com São Paulo, que possuía 126 atletas, e o segundo com Santa Catarina, com 110 jovens.

O maior destaque do Distrito Federal ficou por conta da natação, que conquistou 21 medalhas, ficando entre os três melhores em praticamente todas as provas. Outros destaques foram a bocha paraolímpica e o tênis em cadeira de rodas, que conseguiram o primeiro lugar geral dentre todos os estados. Na bocha, Igor Silva, que recentemente disputou o campeonato brasileiro da modalidade, teve boa performance.

Força no coletivo

Se no individual a equipe foi muito bem, nos esportes coletivos foi ainda melhor, principalmente no esporte que é paixão nacional, o futebol. A equipe venceu todas as partidas, terminando com um 5 x 4 sobre São Paulo na final.

Outro esporte em que o Distrito Federal comandou foi o basquete em cadeira de rodas, embora o ouro não tenha sido alcançado. Após uma campanha invicta, sem praticamente sofrer pontos, a equipe enfrentou Goiás na final. O jogo chegou a ir para prorrogação, e na última bola do jogo, os goianos ficaram com a vitória.

Confira o quadro geral de medalhas:

Modalidade
Ouro Prata Bronze
Atletismo 8 8 2
Basquete 1
Bocha 2 1 2
Futebol de 7 1
Judô 1
Natação 6 9 6
Parabadminton 1 1
Tênis em cadeira de rodas 2
Tênis de mesa 1 2 1
TOTAL 21 21 13

Rômulo Maia

Jornalista e goleiro de futebol. Apaixonado por todos os tipos de esportes e pelo Jornalismo. Defende que as mulheres tenham as mesmas oportunidades que os homens, e que os mais carentes tenham incentivo à prática do desporto. "O esporte é a ferramenta de inserção social mais eficaz, pois o resultado é imediato e as transformações são surpreendentes."

Rômulo Maia tem 407 posts e contando. Ver todos os posts de Rômulo Maia

Rômulo Maia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *