Franca bate Universo/Brasília fora de casa com primeiro quarto arrasador

Na noite desta quinta (21), no ginásio da Asceb, o Universo/Brasília recebeu o Sesi Franca Baaquete, líder do Novo Basquete Brasil (NBB 12), pela sexta rodada do torneio. Os mais de 400 torcedores não foram suficientes para empurrar o time da casa, que buscava a recuperação no campeonato depois de perder três jogos seguidos. Mesmo em seus domínios, os mandantes não conseguiram conter o forte ataque da equipe paulista e foram batidos mais uma vez. Com um primeiro quarto quase perfeito, os visitantes venceram por 81 x 72 e se mantiveram na ponta da tabela.

O jogo

O início de partida foi arrasador para os Franca. Com pouco mais de três minutos jogados, o time abriu 14 pontos de vantagem. O pedido de tempo do técnico Ricardo Oliveira não surgiu efeito, e a vantagem continuou subindo. A marcação forte dos paulistas e a afobação na hora de definir as jogadas pelo time da casa foram determinantes para o placar elástico no primeiro quarto de jogo. O destaque vai para a precisão das bolas de três pontos dos paulistas: foram sete convertidas em 11 tentadas. Universo/Brasília 13 x 29 Franca.

O começo do segundo quarto foi mais equilibrado, o Universo/Brasília apertou a marcação das bolas arremessadas de longe e conseguiu, aos poucos, reduzir a larga vantagem conseguida pelos visitantes. Mesmo depois do tempo técnico pedido por Hélio Rubens, os brasilienses continuaram bem e viram a diferença de pontos cair pela metade. Os responsáveis pela melhora do time foram Rafa Moreira e Bruno Fiorotto, que, juntos, combinaram para 11 pontos. Universo/Brasília 32 x 40 Franca.

Segundo quarto chegou a empolgar, mas o Franca foi imponente. Foto: Felipe Mendes/Universo Brasilia

Contudo, os mesmos erros cometidos pelo Brasília no começo de jogo se repetiram no início do terceiro quarto. O Franca matou cinco bolas de três pontos. David Jackson e Lucas Dias foram responsáveis por 19 dos 22 pontos marcados pela equipe. Além do revés no placar, o Universo ainda perdeu o ala/armador Pedro, que deixou a quadra carregado pela comissão técnica e com fortes dores no joelho direito. Universo/Brasília 50 x 62 Franca.

Jogando em casa e atrás no placar por 12 pontos, o time da casa foi para cima do Franca, mas a experiência da equipe paulista não permitiu a recuperação dos brasilienses. O Franca controlou o relógio e não permitiu que o Universo/Brasília encostasse na vantagem construída ao longo dos primeiros 30 minutos. Fim de jogo: Universo/Brasília 72 x 81 Franca.

Franca conduziu a partida com maestria e venceu sem grandes sustos. Foto: Felipe Mendes/Universo Brasilia

Os destaques do Universo/Brasília foram Gui Santos, que conseguiu marcar 21 pontos, e Pedro Rava, autor de oito assistências. Pelo lado de Franca, David Jackson apareceu bem nos últimos dois quartos e comandou a vitória paulista com 24 pontos e cinco assistências.

A derrota marcou o quarto jogo seguido sem vitória do Universo, já o Franca se recuperam da derrota sofrida em casa no último embate. O próximo jogo do Brasília será apenas na próxima rodada contra o São José, no sábado (30), no ginásio Linneu de Moura, em São Paulo. O Franca, ainda pela sexta rodada, continua a viagem e vai até Belo Horizonte enfrentar o Minas Tênis Clube no sábado (23) às 12h50.

Luiz Fernando Santos

Engenheiro eletrônico de formação, decidiu seguir a carreira jornalística por amor ao esporte. Está na área como repórter e comentarista desde 2018.

Luiz Fernando Santos tem 62 posts e contando. Ver todos os posts de Luiz Fernando Santos

Luiz Fernando Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *