Atleta de Brasília é campeã de wrestling nos Jogos Escolares da Juventude

A jovem Geovania Marques deu show nos Jogos Escolares da Juventude 2019 e garantiu a medalha de ouro para o Distrito Federal. A atleta da categoria leve, pra atletas até 49kg, já havia disputado a competição quatro vezes, mas em nenhuma delas tinha conseguido o título, acumulando uma medalha de prata e um bronze. Representando o CEM 01 do Paranoá, ela venceu a paulista Jacqueline Araújo por 7 a 3 de virada, após estar perdendo por 2 a 1. Com a vitória ela passa a unificar os títulos brasileiros da categoria Juvenil, pois foi também campeã no campeonato nacional da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW).

Nas quatro edições que disputou, Geovania mostrou muito amadurecimento e foi acumulando experiência até conseguir esse ouro. Em Fortaleza, no ano de 2015, ela ficou apenas na quinta colocação, já em João Pessoa em 2016 e em sua terra natal, Brasília, em 2017, ela conquistou a medalha de prata. Já no ano passado em Natal, ela era considerada como uma das favoritas, mas acabou não conseguindo avançar muito, sendo eliminada cedo mas ainda sim, conseguindo o bronze. A jovem comentou sobre a felicidade em finalmente conseguir o ouro. “É uma felicidade que não dá pra descrever. Os Jogos Escolares são a melhor competição que existe. Todos aqui se conhecem, tem um Centro de Convivência inigualável e por aqui passaram grandes campeões: olímpicos, mundiais e pan-americanos, é aqui que nascem os grandes atletas e eu quero ser mais um exemplo disso”, afirmou.

O Wrestling surgiu em sua vida através de um projeto escolas chamado “Luta pela Cidadania”, e é na própria escola que ela segue treinando, já que não se tem ainda uma academia própria para a modalidade. No ano passado a atleta teve sua primeira experiência internacional, participando do Mundial Escolar de Marrakesh (Marrocos), tendo ficado em quarto lugar. Esse ano, ela teve outra boa experiência ao participar de um training camp no estado da Pensilvania, por 10 dias. Na ocasião ela ficou em quarto lugar.

O que é o wrestling?

Chamado também de luta livre, o Wrestling é um esporte de muito contato, veloz e acirrado, já que nele é possível o contato com todas as partes do corpo. O objetivo é imobilizar o adversário de costas para o chão. São dois rounds que duram dois minutos cada, e se a luta não tiver um vencedor, passa a ser decidida por pontos, que são contabilizados pelo Juiz lateral, que fica ao lado da zona de luta. Existem também outros dois árbitros, o central, que fica ao centro do tapete da luta e o chefe de tapete, que fica na outra lateral. Se houver alguma decisão em desacordo entre o juiz lateral e o arbitro central, a decisão da pontuação fica para o chefe de tapete.A pontuação é indicada pelo arbitro central, que levanta o braço, indicando o atleta que pontuou, e o valor da pontuação que ele obteve.

Rômulo Maia

Jornalista e goleiro de futebol. Apaixonado por todos os tipos de esportes e pelo Jornalismo. Defende que as mulheres tenham as mesmas oportunidades que os homens, e que os mais carentes tenham incentivo à prática do desporto. "O esporte é a ferramenta de inserção social mais eficaz, pois o resultado é imediato e as transformações são surpreendentes."

Rômulo Maia tem 287 posts e contando. Ver todos os posts de Rômulo Maia

Rômulo Maia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *