Regularização de praticantes de eSports volta a ser discutida no Senado

A Subcomissão sobre Esporte, Educação Física e Formação de Categorias vai debater na próxima quinta-feira (21) a proposta de regulamentação dos jogos eletrônicos (eSports), bem como a caracterização dos praticantes do esporte como atletas.

A reunião acontece às 9h30 e terá caráter interativo, ou seja, com participação aberta da população. Quem quiser enviar perguntas e sugestões, pode acessar a audiência através do link ou entrar em contato pelo telefone do Alô Senado: 0800 61 2211.

A iniciativa da audiência é da Senadora Leila Barros (PSB-DF), que fez a solicitação para examinar o Projeto de Lei do Senado (PLS) 383/2017. O PLS é de autoria do senador Roberto Rocha (PSDB-MA). Ele tem gerado polêmica por conta de um artigo que proíbe os jogos violentos de serem considerados eSports.

Atualmente, o PLS tramita em duas comissões: Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) e Comissão de Educação (CE). Na CCT ele tem relatoria do senador Eduardo Gomes (MDB-TO) e na CE do senador Marcos do Val (Podemos-ES), que já afirmou que espera a definição dessa audoiencia pública para emitir o seu parecer.

Foram convidados para a audiência pública a psicóloga Alessandra Dutra, preparadora mental do da Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e da equipe Red Canids; o presidente da Confederação Brasileira de e-Sports (CBeS), Leandro Takahashi; o presidente da Confederação Brasileira de Games e e-Sports (CBGE), Paulo Ribas; o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Eletrônico (CBDEL), Daniel Cossi; o presidente da Confederação Brasileira de Esportes Eletrônicos (CBEE), Celso Sansiviero, e um representante da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, ainda a ser definido.

Rômulo Maia

Jornalista e goleiro de futebol. Apaixonado por todos os tipos de esportes e pelo Jornalismo. Defende que as mulheres tenham as mesmas oportunidades que os homens, e que os mais carentes tenham incentivo à prática do desporto. "O esporte é a ferramenta de inserção social mais eficaz, pois o resultado é imediato e as transformações são surpreendentes."

Rômulo Maia tem 407 posts e contando. Ver todos os posts de Rômulo Maia

Rômulo Maia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *