Clubes poderão ser obrigados a contratar profissional de educação de nível superior

A comissão do esporte na Câmara dos Deputados aprovou um projeto que visa proteger a educação das crianças e jovens que praticam esportes em todo o país. Trata-se do Projeto de Lei 1476/2019, que altera a Lei Pelé (9.615/98), obrigando que todos os clubes que sejam formadores de atletas a contratar profissionais de educação de nível superior.

Os educadores deverão fazer parte da comissão técnica das instituições e cuidar dos estudos de todos os atletas. O projeto é do deputado Amaro Neto (PRB-ES). Ele o fez depois de algumas audiências públicas na comissão apontarem a necessidade do aumento da oferta de educação aos jovens atletas.

O texto também determina que os clubes mantenham, em quantidade suficiente pra todos os atletas, salas com mesas de estudo e computadores com conexão a internet, além de boletins individualizados de forma bimestral como forma de acompanhar a frequência, rendimento escolar e evolução educacional do atleta em formação.

As agremiações também serão responsáveis pelo acesso aos boletins em no máximo um mês após o encerramento do bimestre da avaliação e terão como obrigação zelar para que a educação dos atletas não seja prejudicada devido aos treinos e competições que eles participem.

O deputado Amaro Neto, que já foi jornalista esportivo, afirmou que conheceu de perto a situação e sabe da necessidade de um profissional de educação trabalhando nos clubes. “Posso dizer que tenho conhecimento na causa por já ter trabalhado com o jornalismo nessa área. Não adianta apenas formar um bom atleta no aspecto técnico, precisamos oferecer uma educação de qualidade pra formamos cidadãos conscientes e pensantes. É um direito dos atletas ter uma educação de excelência”, finaliza.

O projeto que tramita em caráter conclusivo está agora na comissão de Constituição e Justiça e se aprovado passa a ser analisado pela comissão de cidadania. Logo após, irá ao senado.

Rômulo Maia

Jornalista e goleiro de futebol. Apaixonado por todos os tipos de esportes e pelo Jornalismo. Defende que as mulheres tenham as mesmas oportunidades que os homens, e que os mais carentes tenham incentivo à prática do desporto. "O esporte é a ferramenta de inserção social mais eficaz, pois o resultado é imediato e as transformações são surpreendentes."

Rômulo Maia tem 407 posts e contando. Ver todos os posts de Rômulo Maia

Rômulo Maia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *