Igor Makita vence primeira etapa do Campeonato de Bocha Paralímpica do DF

Aconteceu no último fim de semana o II Torneio Dois Anjos, a etapa inaugural do Campeonato de Bocha Paralímpica do Distrito Federal. No Centro Internacional de Neurociência e Reabilitação, no Lago Norte, Igor Makita, de apenas 17 anos, foi o melhor da categoria BC1 e garantiu, de uma só vez, a vaga no campeonato regional da modalidade e o primeiro lugar no ranking de concessão do Bolsa Atleta 2019 do GDF.

O II Torneio Dois Anjos também atuou como seletiva para o regional de Bocha Paralímpica, a ser disputado em Uberaba-MG, de 5 a 7 de julho. Vencedor na classe BC1 – destinada a atletas com paralisia cerebral (PC), que contam com um auxiliar e podem jogar as bolas com os pés e/ou com as mãos -, Igor Makita estará presente como um dos três representantes de Brasília no certame.

Esta é a primeira competição do ano contabilizada nos rankings da modalidade para a concessão do Bolsa Atleta DF – programa governamental de incentivo a competidores. Igor Makita, atleta do Cetefe, garantiu 100 pontos com a conquista do Torneio Dois Anjos.

A mamãe-coruja e auxiliar de Igor nas competições, Janaína, mostra-se radiante pelas conquistas do filho. “Ele se esforça muito, dedica grande parte do tempo aos treinos. A felicidade e o merecimento são enormes”, afirma.

Hoje com 17 anos, Igor passou a competir em 2017. Treinando de terça a sábado desde então, o atleta se destacou nas competições locais e se classificou ao regional centro-oeste, disputado em Uberlândia-MG no ano passado. Além disso, disputou a primeira paralimpíada escolar, também em 2018, na qual terminou em segundo lugar. Em 2019, enfim, o topo.

Para manter-se na ponta do ranking, Igor tem mais três campeonatos a disputar neste ano, além da possibilidade da inclusão de mais um torneio . A próxima disputa ranqueada será o II Torneio do Cerrado, marcado entre 16 e 18 de agosto. Em novembro, de 28 a 30, a III Copa UniCEUB é a última competição oficialmente agendada para a modalidade.

Marcelo Gonçalo

Formado em Sistemas de Informação, optou pela carreira de Jornalismo a partir de 2008. Jornalista, comentarista e narrador esportivo, foi o principal repórter do site BloGama até 2018.

Marcelo Gonçalo tem 2843 posts e contando. Ver todos os posts de Marcelo Gonçalo

Avatar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *