Minas Icesp e Iranduba duelam em busca da primeira vitória

Neste sábado (30), às 15h, no Abadião, o representante de Brasília na série A do Brasileirão Feminino, o Minas Icesp, recebe o Iranduba, em partida válida pela terceira rodada da competição. O time da casa, por enquanto, só perdeu, mas o adversário também não está muito atrás. A equipe da Amazônia ainda não venceu e soma apenas um ponto na tabela. O DF Sports conversou com a presidente do Minas, Nayeri Albuquerque, sobre a preparação do elenco e a transmissão da partida, proibida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Na estreia do campeonato, o Minas recebeu o São José em casa e perdeu por 1 x 3. No compromisso seguinte, viajou até Osasco. São Paulo, para enfrentar o Audax e também saiu derrotado, 2 x 0. Nayeri avalia o começo de competição das Minas: “Nós não fomos incisivas no ataque. Não conseguimos fazer os gols. Mas, no geral, fomos muito bem taticamente. Nos dois jogos nós tivemos a maior posse de bola, tivemos maior qualidade comparado aos outros times, sem querer desmerecer as outras equipes, mas quem assistiu aos jogos percebeu que tivemos maior porcentagem de posse de bola, taticamente jogamos bem melhor… Só que infelizmente o futebol vive de gols e nós não conseguimos ser eficientes no ataque.”

Ainda ressaltou que as jogadoras souberam aplicar o que o treinador, Singo Santos, trabalhou durante os treinos. “O que faltou mesmo foi a tranquilidade para fazer os gols. No coletivo, a parte tática está sendo bem compreendida por todas”, afirmou. Com a mudança na data do próximo duelo, as Minas tiveram uma semana de preparação. “Nós tentamos corrigir alguns erros das primeiras rodadas e estudamos bastante o Iranduba. Além do treino tático e físico, fizemos um trabalho mental, psicológico, com as meninas, e como estamos vindo de duas derrotas, isso abalou um pouco o grupo, mas também uniu mais a equipe”, confirmou Nayeri.

Em caso de vitória, o Minas Icesp pode subir até quatro posições na tabela, saindo do 14º para o 10º lugar. Porém, o adversário promete pegar pesado. Com nomes de peso, como o da meia da seleção colombiana, Yoreli Rincón, e a atacante da Seleção Brasileira, Andressinha — recém-convocada para amistosos contra a Espanha e a Escócia —, o chumbo vai vir pesado pra cima das Minas, que precisarão do apoio da torcida no Abadião. “O futebol feminino precisa do apoio da torcida, dos amigos e da família. É um 12º jogador dentro de campo. A gente tem uma torcida que sempre comparece e eu acho que isso dá uma motivação maior”, lembrou a presidente.

Todo o apoio que vem dos que marcam presença no estádio, costuma ser maior nas redes sociais, nas transmissões em vídeo que o Minas Icesp realiza em sua página do Facebook. Mas, a equipe foi proibida pela CBF de continuar esse trabalho a parte. Em comunicado enviado para o clube, o órgão diz:

“(…) é necessária a preservação e rigorosa administração dos Direitos de Transmissão dos referidos jogos por TV, serviço de streaming e mídias sociais. Isto posto, solicitamos que os clubes participantes observem a restrição na exibição das partidas ao vivo, válida exclusivamente para o período de 15 de março a 10 de abril de 2019, enquanto finalizamos as tratativas com os nossos parceiros e representantes dos diversos segmentos do setor; para a implantação do plano de difusão da referida competição.”

Com isso, a partida não será transmitida pelo Facebook do Minas como é de costume. A presidente lamenta essa medida. “Nós temos um alcance muito significativo nas nossas redes sociais. Toda vez que fizemos as transmissões, tivemos um grande número de visualizações durante e depois do jogo, e isso faz com que a gente tenha resultado de mídia para os nossos patrocinadores, para a faculdade Icesp e para o Minas Brasília. Isso vai atrapalhar bastante, pois vamos deixar de divulgar e impulsionar o futebol feminino como um todo”.

FICHA TÉCNICA

MINAS ICESP x IRANDUBA

3ª rodada do Campeonato Brasileiro Feminino série A1
Estádio Maria Abadia, Ceilândia – 30/03/2019, 15h

Árbitro: Luiz Paulo da Silva Aniceto

A1: Luciano Benevides de Sousa

A2: Lehi Sousa Silva

Quarto árbitro: Maguielson Lima Barbosa

MINAS ICESP
Deka; Laine, Kaká, Andiara e Jéssica; Drika, Bia e Pini; Robinha, Nycole e Novinha;
Técnico: Singo Santos

IRANDUBA
Quezia; Monalisa, Jujuba, Antonia e Oliveiros; Danúbia, Djeni, Rincón e Mayara; Andressinha e Palominha.
Técnico: Igor Cearense.

Patrocinadores oficiais do Minas Icesp Futebol Feminino

Marcelo Gonçalo

Formado em Sistemas de Informação, optou pela carreira de Jornalismo a partir de 2008. Jornalista, comentarista e narrador esportivo, foi o principal repórter do site BloGama até 2018.

Marcelo Gonçalo tem 2444 posts e contando. Ver todos os posts de Marcelo Gonçalo

Avatar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *