Cerrado volta a triunfar na Liga Ouro e sobe na tabela

Na noite desta quinta-feira (25), pela primeira rodada do returno da Liga Ouro 2019, o Cerrado Basquete enfrentou o lanterna Basquete Blumenau, no Ginásio da Iesplan. Os donos da casa foram superiores e ganharam por 81 x 70. O ala Danilo Sena foi o cestinha da equipe de Brasília com 23 pontos e pegou 11 rebotes. O armador Vieira deu quatro assistências. Os destaques dos visitantes foram Gerson, com 26 pontos e 12 rebotes, além do ala Johnson, que ajudou seu time com seis assistências.

A partida era de enorme importância para os times, uma vez que o Verdão vem de duas derrotas: para o Londrina e Campo Mourão. Nos últimos três jogos, a equipe catarinense perdeu para Unifacisa-PB e Rio Claro. Vale recordar que no último encontro entre os rivais, o time de Brasília ganhou por dez pontos de diferença (84 x 74).

As agremiações erraram em demasia seus arremessos no começo, tanto que os primeiros dois pontos saíram das mãos de Gerson, do Blumenau, na altura dos dois minutos de jogo. O Cerrado descontou com Zabriski, também com cesta de pontuação dupla.

Até a metade do primeiro quarto o Blumenau estava morno, enquanto o Verdão acelerou o jogo, o que resultou na dianteira para os brasilienses por 11 x 6. O time candango foi mais certeiro nos chutes, já a equipe visitante desperdiçou suas oportunidades. Assim os mandantes ficaram com vantagem de 10 pontos (16 x 6).

Faltando quatro minutos para o término do quarto, o treinador do Blumenau Basquete solicitou parada técnica. O time não voltou à quadra da forma como ele esperava. Na sequência, André Luiz, da equipe de Santa Catarina, cometeu de duas faltas técnicas e foi mais cedo para o vestiário. O Cerrado aproveitou o desequilíbrio do adversário e ganhou a etapa inicial por 23 x 10.

A equipe da cidade de Blumenau começou o segundo quarto com outra postura, marcou mais forte e converteu os arremessos. Porém, o Cerrado manteve a regularidade e ampliou a vantagem em 16 pontos (29 x 13). Da metade para o final, o time da Capital Federal cadenciou o jogo, contudo ampliou a diferença no marcador (37 x 18). Os visitantes conseguiram diminuir a diferença no placar, todavia o Verdão continuou superior e venceu com parcial de 42 x 25.

Os visitantes retornaram para o terceiro período superior. Em quatro minutos eles diminuíram a desvantagem para oito pontos (42 x 34). Deste modo, o técnico a equipe do DF, Sidney Coppini, solicitou parada técnica, melhorando o rendimento tanto sistema defensivo, quanto no ofensivo. A mudança de postura fez com que a equipe ampliasse novamente o placar em 18 pontos (58 x 40). No final do terceiro quarto, Gerson, pivô do Blumenau, contribuiu para que o time marcasse mais 13 pontos, no entanto o Cerrado venceu a etapa por 67 x 53.

No último período, o jogo ficou corrido, com os dois times colocando velocidade nos contra-ataques. Apesar do ritmo da partida ter esfriado, os visitantes conseguiram encostar no placar (74 x 68), forçando o pedido de parada técnica por parte de Coppini. No final da parcial os catarinenses apertaram a marcação, enquanto o Verdão administrava o jogo e forçava faltas até o apito final, encerrando a partida em 81 x 70.

Na próxima rodada, o Cerrado Basquete enfrentará o Rio Claro-SP no sábado (30), no Ginásio Felipe Karam, às 18 horas. O time paulista ganhou seu último jogo contra o Pato Basquete-PR, por 80 x 82.

Por João Vilagran

Marcelo Gonçalo

Formado em Sistemas de Informação, optou pela carreira de Jornalismo a partir de 2008. Jornalista, comentarista e narrador esportivo, foi o principal repórter do site BloGama até 2018.

Marcelo Gonçalo tem 2843 posts e contando. Ver todos os posts de Marcelo Gonçalo

Avatar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *