Com apoio da FFDF, CBF Social traz Festival de Futebol Cultura da Paz para Brasília

No próximo dia 27 de março, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por meio do braço CBF Social, apresenta o Festival de Futebol Cultura da Paz. Trata-se de um dia destinado a palestras, workshop e um festival do esporte que mais mobiliza pessoas no país e no mundo. O evento, viabilizado pela Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), é voltado para crianças e adolescentes de 9 a 15 anos, pais e professores das escolas de futebol do Distrito Federal. As inscrições são gratuitas.

Pela manhã, as palestras acontecem no auditório do bloco 03 do UniCEUB, localizado na SEPN 707/907 (clique e veja no Google Maps). Abrindo o dia, teremos um bate-papo sobre alimentação saudável para esportistas, ministrada pela equipe de nutrição do Projeto UniCEUB de Assistência à Saúde do Atleta. Mais tarde, a coordenadora da escola Orlando City Soccer, Daniele Mendes, irá falar sobre futebol feminino.

Daniele espera mostrar um pouco do trabalho que vem realizando pelo futebol feminino no DF, que tem representantes nas séries A1 e A2 do Brasileirão. “Venho desenvolvendo um trabalho com uma equipe multidisciplinar de profissionais da Psicologia, Nutrição e Fisioterapia, e graças a Deus — e a muito trabalho — isso vem gerando frutos. Temos ‘emplacado’ atletas em outros clubes e até na Seleção, como é o caso da Flávia Pissaia, que hoje está na Ferroviária-SP e já serviu à Seleção Brasileira sub-17”, lembra a coordenadora.

Ainda pela manhã, teremos palestras sobre lesões e doping, sorteio de brindes e a presença de um convidado surpresa, que vai falar sobre a trajetória dele na Seleção Brasileira. A tarde fica por conta do festival de futebol. A bola rola no Estádio nacional de Brasília Mané Garrincha, que fica a cerca de 3km do UniCEUB (veja no mapa). Começa às 14h e vai até às 17h.

Daniele, que também irá coordenar o bate-bola no Mané Garrincha, explica o objetivo do festival. “Queremos fazer com que as crianças brinquem, aprendam e se divirtam com o futebol em um estádio de Copa do Mundo, com o qual muitos, infelizmente, não têm contato. Serão circuitos de exercícios com um jogo no final, para que eles possam colocar em prática tudo o que irão aprender neste dia mágico, tanto para essas crianças quanto para nós profissionais. Educação é uma via de mão dupla. Da mesma forma que ensinamos, aprendemos com eles sobre a pureza e o amor pelo futebol que eles têm”, conclui.

O coordenador da pós-graduação de fisioterapia esportiva do UniCEUB, Márcio Oliveira,  exalta a participação da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) para que o evento pudesse acontecer em Brasília. “Trazer o evento para cá faz parte de um esforço de três instituições: do Instituto de Pesquisa e Ensino do Hospital Ortopédico e Medicina Especializada (Home), que é o Centro Médico da Fifa; do UniCEUB; e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por meio do braço CBF Social. A maior responsável por viabilizar a execução do evento no DF é a FFDF, do presidente Daniel Vasconcellos”, explica Mário, que também é secretário-geral do Instituto de Pesquisa e Ensino supracitado.

O interessado em participar deverá se inscrever no portal CBF Social. A inscrição é gratuita.

Confira a programação completa do Festival de Futebol Cultura da Paz

MANHÃ – UniCEUB / Asa Norte SEPN 707/907 (Auditório do bloco 03)

9h – Workshop interativo de alimentação saudável para atletas de futebol

Equipe de Nutrição do Projeto UniCEUB de Assistência à Saúde do Atleta

9h30 – CBF Social

Diogo Netto

Gerente de Desenvolvimento Social da CBF

9h50 – Futebol Feminino

Daniele Mendes

Coordenadora Orlando City Soccer School

10h10 – Lesões no jogador de futebol

Dr. Paulo Lobo

HOME / Centro Médico da FIFA

10h30 – Doping na futebol: educação para prevenção.

Dr. Fernando Solera

Presidente da Comissão de Controle de Doping da CBF

Sorteio de Brindes

11h00 – “Minha trajetória na Seleção Brasileira”

Convidado especial

TARDE – ESTÁDIO NACIONAL DE BRASÍLIA MANÉ GARRINCHA

14h às 17h – Festival de Futebol

Marcelo Gonçalo

Formado em Sistemas de Informação, optou pela carreira de Jornalismo a partir de 2008. Jornalista, comentarista e narrador esportivo, foi o principal repórter do site BloGama até 2018.

Marcelo Gonçalo tem 2524 posts e contando. Ver todos os posts de Marcelo Gonçalo

Avatar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *