Em casa, Universo volta a vencer no NBB

O Universo/Brasília enfrentou na noite desta sexta-feira (15) o São José Basketball (SP) no Ginásio da ASCEB pela 17ª semana do Novo Basquete Brasil (NBB). Em noite inspirada de Graterol, o Universo venceu por 81×73. O resultado fez com que o time se reencontrasse com a vitória após duas derrotas.
Graterol anotou um duplo/duplo, com 22 pontos e 13 rebotes. Nezinho foi o responsável por 11 assistências. As notoriedades do São José ficaram por conta do Sahdi, com 19 pontos e do ala/pivô Nunes com 12 rebotes e três assistências.

Na etapa inicial o Universo/Brasília começou avassalador no ataque e certeiro na parte defensiva. Além dos erros de arremessos, o time visitante estava com a marcação frouxa, o que permitiu que os alas Graterol e Andrezão contribuíssem para a placar de 9×0. Na metade do quarto, o treinado do São José, Paulo César de Oliveira, pediu parada técnica para corrigir o erro de marcação. O time volta com a marcação mais forte, mas sem efetividade no ataque. Para manter o ritmo do Universo, o técnico André Germano, fez algumas substituições, como Andrezão no lugar do ala Arthur. Apesar do ritmo do jogo ter diminuído, os brasilienses conseguiram abrir vantagem de 12 pontos, terminado em 28×16.

O segundo quarto começou com duas cestas de três pontos: uma do Rafa Moreira e outra do Zach Graham. A partir destes momentos, os visitantes acertaram na marcação, dificultando as tentativas de arremessos do Universo, porém, o São José pecava no ataque. Na metade do quarto os visitantes conseguiram diminuir a vantagem para sete pontos (36×29), e foi a vez do time de Brasília errar os arremessos. A falha no ataque fez com que André Germano pedisse parada técnica. A conversa surtiu efeito o Universo/Brasília voltou a acertar a mão, esticando novamente no marcador, fechando o primeiro tempo com marcador de 47×35.

Na volta do intervalo, os dois times voltaram com ritmo mais lento e errando os arremessos. A grande quantidade de erro fazendo com que a até a metade da etapa os times marcassem apenas 6 pontos cada (53×41). Porém, da metade para o final, as coisas melhoraram para o lado dos mandantes, convertendo 8 pontos em menos de 2 minutos, o que permitiu abrir de 14 pontos à frente dos paulistas (61×47). No final, o excesso de faltas cometido pelo Universo contribuiu para que o São José diminuísse a vantagem em três pontos, terminando em 63×60.

A última parte do jogo começou equilibrado, com os dois times forçando a marcação e dificultando na hora de converter os arremessos. Além disso, ambos estavam cometendo faltas que deixou o jogo travado. Na metade do quarto a partida ficou destravada, e o Universo conseguiu ficar à frente do placar novamente por seis pontos (74×68). Faltando 14 segundos para o termino da partida, o treinador do São José foi expulso após a segunda falta técnica. A equipe da capital federal conseguiu manter o ritmo e administrar a partida até o final, fechando o quarto em 81X73.

Para conseguir mais uma vitória no NBB, o Universo/Brasília recebe no Ginásio da Asceb o Joinville/AABJ no último dia do mês de fevereiro (28), ás 20h, pela 17ª semana do segundo turno. O time catarinense vem de derrota para o Corinthians por 92×83.

Marcelo Gonçalo

Formado em Sistemas de Informação, optou pela carreira de Jornalismo a partir de 2008. Jornalista, comentarista e narrador esportivo, foi o principal repórter do site BloGama até 2018.

Marcelo Gonçalo tem 2807 posts e contando. Ver todos os posts de Marcelo Gonçalo

Avatar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *