Hospital HOME ministra palestra sobre concussão aos árbitros de futebol

Em evento realizado na noite desta sexta -feira (25), contando com a presença de profissionais da área médica, como o especialista Dr. Moacir Silva – Fisiatra e Médico do Esporte, foi Ministrada uma palestra antes do pontapé inicial do campeonato Candango 2019 no Hospital HOME para arbitragem do Distrito Federal. Com o tema central sendo o Reconhecimento de Concussão, a palestra foi um sinal de alerta para os árbitros presentes na hora de apitar uma partida de futebol, para que eles tenham noção da gravidade que é a concussão cerebral. O Hospital Home é um centro médico oficial da Fifa entre os 3 existentes na américa Latina.

Além dos indicativos visuais para suspeita de concussão, a perda de memória, problema de equilíbrio, apertar a cabeça após algum choque, entre outros, tudo isso são sintomas de concussão cerebral. No projeto que o hospital está fazendo para ter dados sobre esses incidentes com os atletas no futebol do DF, no momento 30% deles disseram ter tido sintomas mas  apenas um atleta teve o diagnóstico de concussão cerebral confirmado.

Na apresentação do Dr. Moacir Silva, eles nos contou que, antes da temporada começar, já foram feitas algumas avaliações iniciais para detectar o funcionamento cognitivo dos atletas, sem o trauma para que, caso venham a ter o trauma posteriormente, isso possa facilitar o tratamento.

Para a temporada do Candangão 2019, a parceria da temporada passada do Hospital HOME com a Federação de Futebol do Distrito Federal está novamente fechada e com novidades, como conta o Dr. Paulo Lobo, coordenador do Serviço de Medicina Esportiva do Hospital e membro diretor do Instituto de Pesquisa e Ensino – IPEHome: “Neste ano nós começamos a parceria desde as apresentações dos clubes e dos primeiros treinamentos. Já no ano passado foram só durante os jogo”, contou.

Com boas informações para a temporada 2019, o presidente da Comissão Distrital de Árbitros de Futebol (CDAF), Geufran Oliveira, esteve presente na palestra feita pelo HOME e comemorou a parceira: “Nós já tivemos um treinamentos com eles no passado, eles foram em campo ver nossos treinamentos, e inclusive levaram nossos trabalhos e apresentaram em Londres, então a gente recebe de bom grado o convite feito pelo doutor Paulo Lobo”.

Por Denicy Ribeiro

Marcelo Gonçalo

Formado em Sistemas de Informação, optou pela carreira de Jornalismo a partir de 2008. Jornalista, comentarista e narrador esportivo, foi o principal repórter do site BloGama até 2018.

Marcelo Gonçalo tem 2616 posts e contando. Ver todos os posts de Marcelo Gonçalo

Avatar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *